Quando o assunto são dores crônicas ou lesões nos tendões, músculos e ossos, qualquer tecnologia que inove na maneira de tratar é muito bem-vinda! A terapia de ondas de choque é uma dessas novidades que vieram para melhorar, e muito, a vida de quem sofre com esse tipo de complicação.
O que é a terapia por ondas de choque?
Desenvolvido originalmente para tratar cálculos renais, a terapia por ondas de choque é um recurso tecnológico não invasivo utilizado na fisioterapia ortopédica e na fisioterapia esportiva. O procedimento é feito através de um aparelho que envia ondas acústicas em uma frequência determinada no local do corpo onde é aplicado. O efeito que essas ondas produzem no organismo, ajuda a aliviar diversos tipos de inflamações e a estimular a reparação de lesões nos tendões, músculos e ossos.
Vale ressaltar que o tratamento tem melhores resultados em atenuar os sintomas de dores e lesões do que em curar as doenças causadoras. Em alguns casos, quando o tratamento conservador com fisioterapia não funciona, pode ser necessário um procedimento cirúrgico.
Quais as indicações e seus benefícios?
Um dos principais efeitos do tratamento é a ativação do metabolismo tecidual. Com esse benefício é possível tratar condições como:
- Tendinite
- Fascite plantar
- Esporão do calcâneo
- Bursite
- Dores na coluna
- Dores no joelho
- Celulite

Outros efeitos promovidos pela terapia por ondas de choque são:
- Antiinflamatório: alivia inchaço e dor local
- Estimula a microcirculação: com a formação de novos vasos, aumenta a circulação de sangue e de oxigênio na região tratada, ajudando na reparação da lesão
- Produção de colágeno: aumenta a produção dessa substância que é fundamental para a manutenção de ossos, músculos e tendões
- equipamento também contribui para a diminuição de uma substância específica presente em regiões que apresentam dor crônica.
Outro benefício da terapia por ondas de choque é a diminuição do uso de medicamentos analgésicos e antiinflamatórios que muitas vezes causam efeitos colaterais bastante incômodos ao paciente.
Como é feito o tratamento?
O tratamento deve ser conduzido por um fisioterapeuta capacitado. No início da sessão, aplica-se uma pomada anestésica para evitar qualquer tipo de desconforto. Cada sessão pode durar de 5 a 20 minutos, por isso o paciente deve ficar em uma posição confortável. Na sequência, para que o equipamento possa deslizar pela região, um gel é aplicado.
Em geral são necessárias de 3 a 10 sessões até cessar completamente a dor ou a lesão ser reparada. Após a aplicação, o paciente pode ir para casa sem precisar de quaisquer cuidados específicos.
Terapia por ondas de choque para esportistas
Esportistas amadores e profissionais tem na terapia por ondas de choque uma excelente alternativa para tratar as lesões causadas por excesso de esforço ou movimentos repetitivos. São as chamadas lesões por “overuse”.
Ao treinar, o esportista causa uma certa destruição tecidual considerada completamente normal. A recuperação ocorre durante o período de repouso quando o próprio organismo reconstrói os tecidos danificados. O resultado disso é um corpo mais forte e preparado para a prática esportiva.
No entanto, atletas de alto rendimento precisam de melhora na performance e necessitam que esse ciclo tenha um equilíbrio. É aí que entra a terapia por ondas de choque. As sessões vão auxiliar na aceleração dessa reconstrução e dessa forma, deixar o atleta mais preparado para evoluir em seus treinos e provas.
Se você sofre com dores crônicas ou é atleta e quer melhorar sua performance esportiva, procure os profissionais do Instituto Liv. Em nosso time de especialistas temos ortopedistas, médicos do esporte, nutrólogos e nutricionistas, além de um time de fisioterapeutas altamente preparados para atuar com a terapia de ondas de choque.