O que é tendinite no joelho?
O joelho é uma das articulações do corpo mais complexas e também das que mais sofre com os impactos do dia-a-dia. Essa articulação possui diversos tendões como o patelar, o quadricipital, pata de ganso, biceps femoral e o poplíteo. De todos eles, o que mais se desgata é o tendão patelar.
Portanto, a tendinite no joelho, também conhecida como joelho de saltador, é uma inflamação que ocorre no tendão da patela, provocando dor intensa e dificuldade para se movimentar.
Quais as causas da tendinite no joelho?
A tendinite no joelho é muito comum e pessoas que praticam esportes com sobrecarga e movimentos repetitivos de impulsão que impactam o joelho como salto em altura, voleibol, basquete, entre outros. No entanto, o sedentário também pode desenvolver essa lesão por questões metabólicas ou anatômicas. De qualquer forma, a área lesionada é a mesma, na frente do joelho, logo abaixo da patela, onde se localiza o tendão.
Principais sintomas
Os sintomas são basicamente dor intensa na região do tendão. O paciente tem dificuldade para se movimentar e até andar. Pode ocorrer edema no joelho (inchaço).
A intensidade dos sintomas pode determinar em qual estágio a tendinite no joelho se encontra. A seguir:
- Grau I: Dor leve após as atividades;
- Grau II: Dor no início dos exercícios, mas sem perda do rendimento nos treinos;
- Grau III: Dor durante e após atividade física, perda do rendimento nos treinos;
- Grau IV: ruptura parcial ou total do tendão patelar
Possíveis complicações
Caso a tendinite no joelho não seja tratada logo no início, a doença pode se tornar crônica, ocorrer um espessamento do tendão, o que o torna mais frágil. Nessa situação, existe uma grande probabilidade do tendão se romper sozinho, sem que haja qualquer movimento ou esforço, especialmente em pacientes acima de 40 anos.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito através de exame clínico e histórico do paciente. O ortopedista poderá solicitar exames complementares como raio-X de joelho, ressonância magnética e ecografica do joelho.
Tendinite no joelho tem cura?
A tendinite do joelho tem um bom prognóstico mas irá depender de diversos fatores como intensidade dos sintomas, peso corporal do paciente e idade. A recuperação é mais rápida em pacientes jovens que possuem menos comorbidades.
Tratamento
O tratamento conservador deve iniciar com repouso, aplicação de gelo no local e uso de medicamentos antiinflamatórios para diminuir dor e inchaço.
Passada essa etapa, deve-se continuar o tratamento com sessões de fisioterapia para que o paciente possa retornar a prática esportiva com segurança. Durante as sessões, o fisioterapeuta irá passar exercícios para fortalecer músculos da perna e parte da frente da coxa, especialmente. O alongamento também é fundamental para recuperar o equilíbrio muscular para as atividades cotidianas.
A terapia por ondas de choque tem obtido ótimos resultados na recuperação do tendão lesionado. O tratamento é realizado através de um equipamento que emite ondas acústicas em alta frequência. Essas ondas, ao atingirem as células anômalas, provocam sua regeneração e a melhora da dor. Em geral, esse tratamento dura algumas semanas.
Alguns ortopedistas indicam a infiltração com PRP’s para melhora da dor e auxílio no processo de regeneração.
Em casos avançados ou resistentes aos outros tratamentos, pode-se indicar a infiltração com corticosteroides. No entanto, essa opção deve ser utilizada com moderação, já que oferece risco de ruptura de tendão quando aplicada diversas vezes.
Cirurgia
A cirurgia só é recomendada após a utilização de todos os tratamentos conservadores sem obtenção de resultados e após 3 meses. Mas estes são casos raros. Na maioria das vezes o prognóstico é muito bom com fisioterapia e medicamentos.
Quer aumentar sua qualidade de vida,tratar e previnir lesões e melhorar o condicionamento físico? O Instituto Liv é o lugar certo! Além de uma equipe médica com ortopedistas, reumatologista, médico do esporte, nutrólogo, entre outros, também temos em nossa estrutura fisioterapeutas, aula de Pilates, treinamento funcional e acupuntura! Vem pro Liv!