Acupuntura: o que é?
Um dos pilares mais populares da Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura é uma modalidade terapêutica que consiste na aplicação de agulhas finíssimas em pontos específicos denominados meridianos.
Segundo a filosofia chinesa, o corpo é constituído por uma energia vital ou “chi”, cujo fluxo é responsável pela manutenção de um corpo saudável. Quando a energia é bloqueada por algum motivo, o organismo entra em desarmonia e por isso surgem as doenças. A aplicação das agulhas tem a função de liberar a energia acumulada e restabelecer a saúde do indivíduo.
Os pontos da acupuntura
Existem 12 meridianos principais, ou pontos de acupuntura, distribuídos em toda a superfície do corpo. Cada ponto corresponde a um orgão ou vícera. Eles são bilaterais e distribuídos nos 4 membros, pernas e braços e também no tronco e cabeça.
Alguns locais do corpo também apresentam conjuntos de pontos que formam microssistemas, como os da orelha. A técnica que foca nos pontos dessa região chama-se acupuntura auricular. Outros microssistemas são a sola dos pés, as costas, a barriga, os dedos, as mãos, a cabeça, o nariz, a língua, o umbigo Calcula-se que existam mais de 200 microssistemas na acupuntura.
Portanto, para que o tratamento seja eficiente, é preciso saber precisamente aonde está localizada a dor para definir quais meridianos ou microssistemas deverão ser estimulados.
A sessão de acupuntura
Indicada para tratar sintomas de ordem física e emocional, a acupuntura procura avaliar a pessoa de maneira global. Por isso, numa primeira sessão, o acupunturista tem uma longa conversa com o paciente. As perguntas irão abordar questões sobre o meio social, familiar e emocional, como é o sono, variações de humor e alimentação. Depois o especialista examina o paciente e define um diagnóstico. Vale ressaltar que a acupuntura é uma terapia complementar e não deve substituir o tratamento recomendado pela medicina tradicional.
Tipos de acupuntura:
- Acupuntura clássica: agulhas muito finas são inseridas em pontos específicos ou meridianos.
- Acupuntura auricular: acupuntura realizada somente em pontos da orelha. Esse tipo é feito com agulhas curtas ou esferas de aço pequenas que ficam fixadas com uma fita adesiva.
- Acupuntura laser: o estímulo é feito com raios laser. Recomendado para pacientes que tem medo de agulha.
- Eletro acupuntura: a ativação dos pontos da acupuntura é feita com um aparelho que gera uma corrente elétrica de baixa intensidade

Principais benefícios da acupuntura
A acupuntura funciona estimulando o sistema nervoso central que libera neurotransmissores e hormônios. Essas substâncias são responsáveis por diminuir as dores, regular funções corporais e reforçar o sistema imunológico. Veja a seguir alguns dos principais benefícios da acupuntura para a melhora da saúde e da qualidade de vida
Aumento da imunidade:
Ao pressionar os meridianos, a acupuntura favorece a produção dos leucócitos, células responsáveis por combater agentes externos como vírus e bactérias. Além disso, o tratamento ativa o sistema circulatório, ajudando a restaurar o equilíbrio energético, melhorando o estado de saúde geral do corpo.
Por aumentar a imunidade e a circulação sanguínea, a acupuntura é recomendada como tratamento complementar de diversas doenças como úlcera, gastrite, asma, artrite reumatóide, entre outras.
Redução da ansiedade e da depressão
Estudos apontaram que ao pressionar pontos específicos, a acupuntura ajuda a liberar a produção de hormônios relacionados ao bem-estar e ao relaxamento, como a serotonina e a endorfina . O tratamento também auxilia na diminuição da produção do cortisol, ligado ao estresse.
Como resultado, os níveis de ansiedade, depressão e estresse diminuem. Doenças ligadas a essas condições, como a obesidade e problemas cardíacos, podem ter uma incidência menor nesses pacientes.
Combate dores crônicas
Um dos benefícios mais conhecidos da acupuntura é o alivio de dores na coluna, fibromialgia, tensão tempromandibular e desconfortos menstruais. Isso ocorre porque as agulhas também ativam as fibras musculares. Daí inicia-se um processo onde a medula espinhal impele o cérebro a liberar substâncias como a endorfina que causa uma sensação imediata de bem-estar e de relaxamento.
Alívio de alergias
O tratamento com acupuntura ajuda a reduzir os sintomas alérgicos como a rinite, os espirros e a coriza. Essa redução ocorre porque o sistema imunológico passa a funcionar melhor, além de haver um aumento do fluxo sanguíneo.
Afasta a insônia
Uma vida estressante e a ausência de
um sono reparador diminuem a qualidade de vida e podem acarretar em diversos
problemas de saúde.Por tratar o indivíduo como um todo, a acupuntura é capaz de harmonizar o conjunto
psico-físico-ambiental, eliminando fontes de estresse e hábitos de vida
indesejáveis que propiciam os processos de insônia.
Auxilia no combate ao tabagismo
A acupuntura ajuda a liberar endorfina e encefalina no sistema nervoso central e estimula a via neural da recompensa. Assim, inibe os receptores para nicotina e ajuda a diminuição dos sintomas da síndrome de abstinência, como depressão, insônia, irritabilidade e fome.
Segundo
dados do site do Instituto Brasileiro de Acupuntura, os resultados de pesquisas
recentes sobre o uso da técnica em pacientes que desejam parar de fumar é
bastante positivo. Em uma delas, 50% dos voluntários deixaram de fumar. Os
demais participantes diminuíram em 81% o número de cigarros fumados diariamente.
Em outro estudo, todos os voluntários relataram náuseas e dor de cabeça ao
fumar depois da aplicação das agulhas. Isso faz com que o indivíduo adie cada
vez mais o momento de acender o primeiro cigarro do dia.
Ajuda a emagrecer
A acupuntura auricular, tipo de acupuntura aplicada na orelha, ajuda a combater a ansiedade e, consequentemente, inibe o apetite e a compulsão por alimentos calóricos. Ou seja, a técnica diminui o estresse e a necessidade de compensação emocional durante as refeições, por meio de alimentos gordurosos, excesso de doces e carboidratos,
Ameniza a enxaqueca
Os efeitos analgésicos e de relaxamento muscular promovem um ótimo resultado para aqueles que sofrem com crises de enxaqueca. Esse relaxamento também é benéfico para as dores de cabeça de origem tensional.
Bem-estar para gestantes
Os efeitos da acupuntura amenizam problemas digestivos como azia e má digestão, muito comuns em mulheres grávidas. Durante a gestação, muitas mulheres precisam evitar medicamentos alopáticos, por isso a acupuntura pode ser uma ótima opção para uma melhora desses e outros desconfortos.
Qualidade de vida para pacientes com câncer
O tratamento com acupuntura pode ajudar a superar os desconfortos dos pacientes que precisam passar pela quimioterapia. O efeito relaxante também pode contribuir para a melhora da qualidade de vida dessas pessoas.
Você está em São Paulo e quer saber mais sobre como a acupuntura pode te ajudar a ter uma vida com mais qualidade e bem-estar? Agende uma consulta no Instituto LIV!