Uma vida atribulada, excesso de trabalho, preocupações e estresse, podem gerar incômodos físicos que muitas vezes se concentram na região do pescoço e ombros. Mas não é só isso, má postura na hora de sentar e dirigir, sedentarismo ou movimentos repetitivos na prática esportiva, também contribuem para a tensão dos músculos do pescoço e ombro.
Por que isso acontece?
Nossos músculos são programados para permanecerem estáticos quando em exaustão. Por isso depois de dirigir, ficar sentado por muitas horas ou praticar esportes e atividades repetitivas, a reação é uma tensão muscular que, caso se agrave, pode acarretar em lesões mais sérias.
Quando a causa está relacionada ao estresse, nosso cérebro entra em ação, enviando sinais ao corpo para mantermos uma posição vertical de alerta. Essa reação é uma espécie de defesa que herdamos da época em que ainda víviamos em cavernas. Uma questão de sobrevivência. Hoje em dia as ameaças são outras. Contas para pagar, preocupação com os filhos, mas nosso cérebro ainda se comporta da mesma maneira!
Bom, vamos então conhecer as melhores maneiras para aliviar a tensão no pescoço e ombro:
Compressas quentes
Compressas com água quente ajudam a relaxar os músculos e melhorar a dor. Você pode aplicar algumas vezes ao dia, deixando cerca de 20 minutos em cada aplicação.
Medicamentos
Quando a dor está aguda, limitando os movimentos e as atividades diárias é preciso lançar mão de analgésicos e antiinflamatórios. Nesses casos é importante consultar o seu médico de confiança. Automedicação pode ser perigoso.
Massagem
Massagens leves no local podem ajudar no relaxamento muscular. Caso tenha pomadas analgésicas ou antiinflamatórias use-as massageando a região até que sejam completamente absorvidas.
Cuidados ao dormir
Para que a dor não piore ou volte, procure usar travesseiros baixos e firmes. Evite dormir de bruços, pois nesta posição o pescoço é pressionado e, depois de horas de sono, você pode acordar com dor.
Alongamentos
Exercícios de alongamento podem ser feitos tanto para aliviar a dor quanto para evitá-las. É um remédio natural para o corpo. Pode ser uma boa desculpa para uma pausa no trabalho ou para relaxar no final do dia.
Faça a seguinte sequencia uma vez ao dia pelo menos:
Mobilização e Alongamento Cervical
Na posição sentada ou em pé. Coloque a mão na nuca do lado contralateral e incline a cabeça na diagonal, como se fosse olhar para a ponta do pé. Permanecer nessa posição por quarenta segundos. Fazer três séries de cada lado .

Mobilização da cervical com overball
Deitado em decúbito dorsal ( de barriga para cima) e apóie os dois pés no chão. Coloque a bola embaixo da cabeça (entra a nunca e a cervical), no local que estiver incomodando. Realizar movimentos de de flexão e extensão ( fotos um e dois) e também rotação ( foto 3) Realizar doze vezes para cada lado lentamente . Fazer três séries em cada lado.
foto 1 foto 2 foto 3
Inclinação da cabeça
Na posição sentada ou em pé, mão na orelha contralateral, inclinar cabeça lateralmente e permanecer nessa posição por 30 a 40 segundos. Repetir 3 vezes para cada lado.

Alongamento com faixa
Com a ajuda de uma faixa , estique o cotovelo e gire a cervical para o lado contrário. Realizar 3 séries de 10 a 12 repetições.

Quando procurar atendimento médico?
As tensões no pescoço e ombro são, na maioria dos casos, decorrentes de contração ou espasmos musculares.Cerca de 90% dos pacientes apresentam recuperação completa em poucos dias com as recomendações que apresentamos acima.
Caso a tensão nos pescoço e ombro se torne crônica, ou seja, os sintomas permaneçam por mais de 3 meses é preciso procurar um médico especialista para uma avaliação adequada, diagnóstico e indicação de tratamento.
Como prevenir tensão no pescoço e ombros:
Pratique atividades físicas
Modalidades que fortaleçam os músculos como o Pilates e o treinamento funcional, por exemplo, ajudam a prevenir o aparecimento das dores, tensões e lesões.
Pilates
O Pilates trabalha quase todos os grupos musculares durante os exercícios. O resultado é uma tonificação dos músculos e uma melhora da flexibilidade. Além disso, a prática proporciona o fortalecimento dos músculos do centro do corpo. Os exercícios respeitam as curvas naturais da coluna e melhoram a postura. Com isso, o método ajuda a aliviar e prevenir dores cervicais e torcicolos.
Treinamento funcional
Um dos princípios do treinamento funcional é trabalhar o conjunto de músculos do centro do corpo formado pela região abdominal, lombar, pélvica e do quadril. Esses músculos constituem o que chamamos de “core”. Com esses músculos fortes, o praticante ganha equilíbrio, melhora a postura e protege a coluna, favorecendo a execução dos movimentos cotidianos ou no esporte com maior eficácia.
Reeducação Postural Global ( RPG)
Os exercícios do RPG alongam e a tonificam das cadeias musculares para tratar ou prevenir lesões. Por isso, a reeducação postural global é indicada para aqueles que buscam uma melhora da flexibilidade, postura e harmonia corporal e também para tratar tensões e desconfortos musculares.
Hábitos que ajudam a aliviar a tensão:
- Manter a postura correta com a coluna alinhada
- Dormir com um travesseiro baixo e firme;
- Não dirigir enquanto estiver com dor
- Abster-se de dormir de barriga para baixo
- Não carregar muito peso de um lado só.
- Evitar ficar muito tempo sentado digitando no computador.
- Faça atividades relaxantes e prazerosas para diminuir o estresse
No Instituto LIV você encontra profissionais com ampla experiência e formação para te atender! Contamos com um equipe médica multidisciplinar com ortopedistas, nutricionista, médico do esporte, cardiologista, entre outros. Além de fisioterapeutas altamente capacitados, aulas de pilates, reeducação postural global e treinamento funcional! Venha conhecer nossa estrutura. Vem pro LIV!