Quando pensamos em Pilates a primeira coisa que vem a mente são aqueles aparelhos com molas que nos colocam em posições desafiadoras. Mas na verdade, esse método que vem crescendo muito nos últimos anos, pode ser feito também sem os aparelhos. É o chamado Pilates solo, Mat Pilates ou ainda Pilates de Stúdio.
Vamos entender como o Pilates solo é praticado, seus benefícios e quem pode fazer? Primeiro vamos entender um pouco da origem do Pilates.
O que é o Pilates?
O Pilates é uma técnica criada por Joseph Pilates, no início do século passado, na Alemanha. Esse método é composto por um conjunto de exercícios que têm como objetivo a melhora da mobilidade, a reeducação dos movimentos, a consciência corporal e o aperfeiçoamento da postura a partir do desenvolvimento de músculos alongados e tonificados.
Muita gente acredita que o Pilates é indicado somente para indivíduos com lesões musculares e outras patologias que o utilizam como terapia de reabilitação. Mas isso não é verdade. O Pilates é uma atividade física completa que melhora o bem-estar e a qualidade de vida de quem pratica.
O grande diferencial do Pilates é que ele possui princípios fundamentados na conexão entre o corpo e a mente. Os seis princípios fundamentais do Pilates são:
Controle dos movimentos
Com todos os movimentos do corpo integrados, atinge-se um padrão suave e harmônico. O corpo compreende a essência de cada movimento e o aluno é capaz de realizá-lo de coordenada.
Precisão
Este princípio é fundamental para a qualidade do movimento. A precisão promove o realinhamento da coluna e o refinamento do controle e o equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos em um movimento.
Centro
O centro de força ou “core”, composto pelo conjunto dos músculos abdominais, é recrutado em todos os exercícios do Pilates. Com isso ocorre uma estabilização da coluna e um realinhamento postural.
Fluidez
Os movimentos devem ser executados de forma controlada e contínua e assim exibir fluidez e leveza, sem provocar impacto que prejudiquem as articulações.
Respiração
O método Pilates desenvolve uma respiração profunda para ativar o centro de força ou “core”, estabilizar a coluna, oxigenar os músculos e contribuir para a postura correta. A respiração profunda conecta corpo e mente e ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e a dor muscular.
Concentração
Ao conseguirmos uma concentração focada e contínua, os movimentos se tornam mais simples. Desta forma, ocorre um aprendizado motor e os exercícios são realizados de maneira eficaz.
O que é o Pilates solo?
O Pilates solo é uma maneira de praticar o Pilates sem o auxílio dos equipamentos específicos. Nessa técnica os movimentos utilizam como resistência o próprio peso do corpo do aluno. Todos os exercícios são executados no chão com o auxílio de um colchonete ou tapete. Além disso, as aulas podem utilizar alguns acessórios que irão ajudar o aluno a fazer os movimentos e obter melhores resultados.
Acessórios para Pilates solo:
Bola de Pilates
A bola te Pilates é um dos acessórios mais comuns e versáteis. É bastante usada em exercícios de força e equilíbrio corporal. Seu tamanho varia de acordo com a altura do praticante.

Faixa Elástica
Item básico para qualquer aula de pilates solo. São utilizadas para alongamentos e exercícios de resistência e força.

Faixa elástica com pegada
Esse acessório é bastante eficaz no fortalecimento da musculatura superior do corpo. O praticante prende uma das alças com um dos pés e com a outra faz exercícios de tensão com os braços.

Bosu ou meia bola
Um dos acessórios mais usados, o bosu pode ser utilizado em ambos os lados. Como um dos lados é instável e o outro é estável, a forma de uso depende do tipo de exercício.

Flex ring
Anel em formato circular e dois apoios laterais para mãos ou pernas, é um dos originais da modalidade, idealizado por Joseph Pilates. Nos exercícios, ao puxá-lo ou fazer pressão, proporciona uma leve resistência, promovendo o fortalecimento muscular.

Barra emborrachada com peso
Semelhante a um halter porém mais confortável no manuseio e proporciona um uso com maior segurança. É bastante utilizada para o fortalecimento das musculaturas das costas, peitoral e das pernas.

Meia lua
Plataforma acochoada e curva. Auxilia na execução de alguns movimentos, como os que ajudam no fortalecimento dos músculos abdominais.

Roda de exercícios
A roda de exercícios atua de forma intensa nos músculos abdominais e lombares, que ajudam na estabilização da coluna.

Benefícios do Pilates solo:
Aumento da resistência física
O Pilates trabalha quase todos os grupos musculares durante os exercícios. O resultado é uma tonificação dos músculos e uma melhora da flexibilidade.
Melhora da postura
O fortalecimento dos músculos do centro do corpo fazem com que as curvas naturais da coluna sejam respeitadas, o que melhora a postura. Com isso, o exercício pode aliviar e até prevenir dores lombares, dores cervicais, torcicolo, lordose e escoliose.
Impacto reduzido nas articulações
O Pilates tem a vantagem de não estimular movimentos bruscos ou que impactem nas articulações.
Aprimoramento da mobilidade
Os exercícios do Pilates trabalham o corpo de forma global, estimulando músculos e articulações. Isso faz com que ocorra uma melhora da mobilidade, facilitando a execução de movimentos da vida cotidiana como a caminhada, por exemplo.
Promove o relaxamento e o bem-estar
Um dos motivos é a promoção de uma harmonia entre o corpo e a mente através de movimentos que exigem concentração e controle, fazendo com que o aluno mantenha o foco nos exercícios e se desconecte dos problemas externos.
Como os exercícios trabalham força, equilíbrio, alinhamento postural, o corpo libera hormônios como a endorfina que proporcionam sensação de bem-estar.
O Pilates também trabalha a respiração, estimulando o relaxamento através da inspiração e expiração.
Emagrece
Toda atividade física feita da maneira correta e na frequência ideal provoca um gasto de calorias e um consequente emagrecimento. Portanto, sim, Pilates emagrece.
No entanto é preciso ter uma alimentação equilibrada com baixa ingestão de açúcar, carboidrato e alimentos industrializados.
Restaura a qualidade do sono
Os exercícios do Pilates liberam endorfina. Essa substância conhecida como hormônio da felicidade, produz uma sensação de relaxamento, diminui a ansiedade e o estresse, contribuindo para a melhora da qualidade do sono.
O trabalho de respiração profunda durante a prática é também um fator de combate a insônia, trazendo tranquilidade e bem-estar.
Quem pode fazer Pilates solo?
O Pilates solo não tem restrições. Qualquer pessoa pode praticar de todas as idades, seja sedentário ou atleta. O Pilates garante bem-estar e qualidade-de-vida para todas as etapas da vida.
Pilates solo ou Pilates com aparelhos?
Não existe a melhor modalidade e sim aquela que melhor atende às suas necessidades. Para quem teve algum tipo de lesão, o pilates com equipamentos pode ser o mais indicado. Isso porque esses aparelhos possuem molas que podem ser reguladas de acordo com a intensidade de exercício desejada. O Pilates solo exige um pouco mais do aluno, pois não apresenta molas e a intensidade é dosada com o próprio corpo do aluno. Por conta disso, o Pilates solo é considerado mais difícil, ideal para quem quer resultados rápidos.
Agende uma aula experimental no Instituto LIV! Contamos com uma equipe médica multidisciplinar e ainda fisioterapeutas altamente capacitados. Oferecemos aulas de Pilates solo e equipamentos, Reeducação Postural Global, treinamento funcional, entre outros.