Primeiro vamos entender o que é Pilates:
Pilates é um método composto por um conjunto de exercícios que têm como objetivo a melhora da mobilidade, a reeducação dos movimentos, a consciência corporal e o aperfeiçoamento da postura a partir do desenvolvimento de músculos alongados e tonificados. A técnica pode ser tanto uma alternativa de atividade física para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida de pessoas saudáveis como uma terapia para indivíduos com lesões
O Pilates pode ser realizado de duas maneiras:
- Pilates solo: onde os exercícios são feitos sobre uma esteira utilizando somente o peso do corpo, o que exige maior concentração e força. Essa modalidade tem a vantagem de poder ser feita em qualquer lugar, contando com o auxílio de acessórios simples como bola e faixa de elástico.

- Pilates equipamentos: as posturas são desenvolvidas em equipamentos criados por Joseph Pilates especificamente para a prática. Os equipamentos possuem molas, o que facilita para aqueles alunos com limitações, mas também podem elevar o nível de dificuldade para aqueles que se encontram em estágio mais avançado da prática.

O método Pilates possui 6 princípios com a proposta de conectar o corpo e a mente:
- Controle dos movimentos
A preocupação com o controle dos movimentos é importante para aprimorar a coordenação motora, evitando contrações musculares inadequadas ou desnecessárias. Com todos os movimentos do corpo integrados, atinge-se um padrão suave e harmônico. O corpo compreende a essência de cada movimento e o aluno é capaz de realizá-lo de maneira graciosa.
- Precisão
Este princípio é fundamental para a qualidade do movimento. A precisão promove o realinhamento da coluna e o refinamento do controle e o equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos em um movimento.
- Centro
O centro de força ou “core” é composto pelo conjunto dos músculos abdominais. Esse centro de força é uma estrutura de suporte, responsável pela sustentação da coluna e orgãos internos. Ao fortalecer essa musculatura ocorre uma estabilização da coluna e um realinhamento postural.
- Fluidez
Os movimentos devem ser executados de forma controlada e contínua e assim exibir fluidez e leveza. A Fluidez absorve os impactos, utilizando da inércia para a manutenção da saúde do corpo.
- Respiração
É comum respirarmos errado ou utilizarmos somente uma parte da nossa capacidade pulmonar. O método Pilates resalta a importância de uma respiração profunda para ativar o centro de força ou “core”, estabilizar a coluna, oxigenar os músculos e contribuir para a postura correta. A respiração profunda funciona para reduzir o estresse e a ansiedade, a dor muscular e para a melhora da performance durante os exercícios.
- Concentração
Durante a prática dos exercícios a mente deve ser direcionada para cada parte do corpo. Quando os músculos não estão adaptados, os movimentos ficam instáveis e irregulares. Ao conseguirmos uma concentração focada e contínua, os movimentos se tornam mais simples. Desta forma, ocorre um aprendizado motor e os exercícios são realizados de maneira eficaz.
Benefícios do Pilates para o corpo

1. Aumento da resistência física:
O Pilates trabalha quase todos os grupos musculares durante os exercícios. O resultado é uma tonificação dos músculos e uma melhora da flexibilidade. Perde-se gordura e ganha-se massa magra. O corpo fica mais definido e ocorre uma redução de medidas.
2. Melhora da postura
O fortalecimento dos músculos do centro do corpo fazem com que as curvas naturais da coluna sejam respeitadas, o que melhora a postura. Com isso, o exercício pode aliviar e até prevenir dores lombares, dores cervicais, torcicolo, lordose e escoliose.
3. Impacto reduzido nas articulações
Atividades físicas de alto impacto podem atrapalhar a produção do líquido sinovial, responsável por lubrificar e proteger as articulações. Desta forma, podem surgir doenças como a artrite reumatóide e osteoartrites.
O Pilates tem a vantagem de não estimular movimentos bruscos ou que impactem nas articulações.
4. Aprimoramento da mobilidade
Os exercícios do Pilates trabalham o corpo de forma global, estimulando músculos e articulações. Isso faz com que ocorra uma melhora da mobilidade, facilitando a execução de movimentos da vida cotidiana como a caminhada, por exemplo.
5. Relaxamento e bem-estar
A melhora da qualidade emocional e mental é um excelente benefício do pilates.
Um dos motivos é a promoção de uma harmonia entre o corpo e a mente através de movimentos que exigem concentração e controle, fazendo com que o aluno mantenha o foco nos exercícios e se desconecte dos problemas externos.
Outro ponto importante é o fato das aulas serem executadas em ambientes tranquilos, silenciosos, fazendo com que a mente se acalme e a ansiedade diminua.
Como os exercícios trabalham força, equilíbrio, alinhamento postural, o corpo libera hormônios como a endorfina que proporcionam sensação de bem-estar.
O Pilates também trabalha a respiração, estimulando o relaxamento através da inspiração e expiração.
Por fim, o Pilates aprimora o rendimento físico, proporcionando um bem-estar e um aumento da autoestima dos praticantes.
6. Emagrece
Toda atividade física feita da maneira correta e na frequência ideal provoca um gasto de calorias e um consequente emagrecimento. Portanto, sim, Pilates emagrece.
No entanto é preciso uma combinação de hábitos saudáveis para que a perda de peso aconteça. O Pilates sozinho não faz milagre. É preciso ter uma alimentação equilibrada com baixa ingestão de açúcar, carboidrato e alimentos industrializados
7. Restaura a qualidade do sono
Os exercícios do Pilates liberam endorfina. Essa substância conhecida como hormônio da felicidade, produz uma sensação de relaxamento, diminui a ansiedade e o estresse, contribuindo para a melhora da qualidade do sono.
O trabalho de respiração profunda durante a prática é também um fator de combate a insônia, trazendo tranquilidade e bem-estar.
8. Reabilitação ortopédica
O Pilates é bastante utilizado juntamente com a fisioterapia para casos de reabilitação. Por ser uma atividade de baixo impacto e que trabalha praticamente todos os músculos e articulações, é indicado para que pacientes de diversas idades e condições pratiquem com a finalidade de melhorar lesões na coluna e outros problemas ortopédicos.
Mas atenção, é importante que o professor de Pilates seja um fisioterapeuta formado para que ele entenda exatamente quais são as necessidades e limitações de cada caso.
É fundamental consultar um médico especialista antes de começar um tratamento de reabilitação. Só ele e capaz de saber com precisão se o tratamento será benéfico para o seu caso.
Benefícios do Pilates para esportistas:
O Pilates é uma ótima atividade física complementar para os praticantes de qualquer esporte como corridas, ciclismo, natação, triatlo, entre outros.
A prática melhora o alongamento, o condicionamento físico e fortalece a musculatura de todo o corpo, o que é extremamente benéfico para esportistas de todas as modalidades.
Já pratica algum esporte? Invista no Pilates para melhorar sua performance!
Com que frequencia praticar Pilates?
Se você está completamente sedentário e vai experimentar o Pilates como uma nova atividade, pode começar com uma aula por semana. Mas o ideal é que a frequência vá aumentado até atingir no mínimo de três vezes por semana para conseguir os resultados desejados.
Aliar a prática de Pilates com exercícios aeróbicos como corrida, ciclismo ou caminhada pode ser uma ótima idéia para melhorar o seu condicionamento cardiorespiratório. Mas cuidado para não exagerar e provocar lesões. Mantenha a constância que o resultados aparecem!
Um pouco da história do Pilates

O criador do método, Joseph Pilates, nasceu no final do século XIX na Alemanha, numa pequena cidade próxima de Dusseldorf.
Por causa de doenças como asma e raquitismo na infância e com a influência de seu pai, ginasta, e sua mãe, naturopata, Joseph dedicou-se desde jovem a estudar matérias como anatomia e medicina tradicional chinesa.
Somando esses estudos com o conhecimento de diversos tipos de atividades físicas como yoga, kung fu, boxe, mergulho e ginástica, Pilates criou mais tarde sua técnica que, inicialmente, foi chamada de “contrologia”.
Em 1914, no início da primeira guerra mundial, Joseph morava na Inglaterra e, sendo considerado inimigo de guerra, foi enviado para trabalhar em um hospital de exilados e mutilados em uma ilha inglesa.
Nesse período precário, o alemão colocou em prática sua teoria, obtendo ótimos resultados e ajudando doentes a terem mais saúde e mobilidade, mesmo estando em más condições e até feridos.
Mais tarde, quando migrou para Nova York, nos Estados Unidos, conheceu sua esposa, Clara, e juntos criaram o primeiro estúdio de Pilates.
O método foi descoberto por coreógrafos e bailarinos em busca de reabilitação e melhora da mobilidade, tornando o estúdio popular na década de 40.
A partir dos anos 80, o Pilates ganhou fama internacional e milhões de adeptos em busca de uma melhora da qualidade de vida.
Agora que você já conhece um pouco sobre o método, como é praticado e seus principais benefícios, que tal experimentar todo o bem-estar e a qualidade de vida que esta prática pode te proporcionar?
No Instituto LIV temos uma equipe de fisioterapeutas especializados em Pilates prontos para te atender. Nossas turmas são reduzidas ou individuais para que você receba a atenção que merece e um atendimento personalizado de acordo com os seus objetivos.
Nossos equipamentos e materiais são da mais alta qualidade para que você execute todos os movimentos com a máxima segurança.
Além disso, temos uma equipe de médicos ortopedistas especializados nas mais diversas áreas e outros especialistas como médico do esporte, nutricionista, geriatra, nutrólogo, cardiologista e endocrinologista.
No Instituto LIV cuidamos de você de maneira integral. Agende uma consulta ou uma aula experimental de Pilates! Vem pro LIV!