O que é pubalgia?
A pubalgia é o sintoma de dor na região do púbis, onde se dá a união dos ossos da bacia, na parte da frente, entre as coxas. Esse nome também é utilizado para dor na região abdominal inferior, na região da virilha ( inguinal) e na região superior da coxa. Podemos dizer então que pubalgia é o nome do sintoma da dor que se localiza em uma dessas regiões.
Principais sintomas
Os principais sintomas da pubalgia são dor , em geral depois da prática esportiva, na parte inferior do abdômen, púbis, virilha e/ou coxa.
Na maioria dos casos, a dor surge somente em um dos lados do corpo. A pubalgia bilateral é rara. Nos homens, grupo que possui maior recorrência, a dor pode irradiar para a área dos testículos. Em ambos os sexos é necessário descartar problemas nos órgãos reprodutivos.
Outros sintomas comuns são:
- Dor na região lombar, no fundo das costas.
- Dor ao ficar num só pé;
- Sensação de queimação na virilha;
- Diminuição da mobilidade do quadril;
Quais as causas?
Essa condição surge em geral em indivíduos que praticam algum esporte, seja de forma amadora ou profissional. Mais comum em esportes como o futebol, a corrida e o ciclismo, que exigem movimentos específicos do atleta como os que seguem:
- Movimentos repetitivos em excesso
- Deslocamentos muito amplos e extremos que exigem das articulações
- Acelerações e desacelerações repentinas;
- Mudanças súbitas de direção;
- Saltos, sobretudo se for com apoio em somente um dos pés

Tipos de pubalgia
Pubalgia aguda
Ocorre logo após a prática esportiva com dor súbita e intensa. Em geral, a lesão é muscular. Ao realizar o diagnóstico, o médico deve avaliar complicações como o hematoma intramuscular.
Pubalgia crônica
Quando a dor tem mais de três meses de duração. Normalmente existem pelo menos duas causas relacionadas a esse tipo de pubalgia. Ao realizar o diagnóstico, o médico deve afastar a possibilidade de uma hérnia e outras doenças da articulação que podem levar a uma cirurgia. Deve-se avaliar também se o sintoma é resultado de patologias urinárias ou intestinais, como apendicite.
Pubalgia tem cura?
Na maioria dos pacientes a pubalgia tem bom prognóstico quando adotado o tratamento adequado, seja ele conservador ou cirúrgico.
Quais os tratamentos para pubalgia?
Antes de começar qualquer tratamento, o paciente deverá se afastar da prática esportiva e fazer repouso, até que a dor tenha diminuído.
Medicação
A medicação antiinflamatória poderá ser usada nos casos de pubalgia aguda em que a causa é uma inflamação articular. Nos casos de lesão muscular, deverão ser prescritos somente analgésicos.
Compressas de gelo
Para reduzir a dor, pode-se aplicar gelo na região por 20 minutos, a cada duas horas. Use uma toalha ou bolsa de gelo para que não ocorra queimaduras na pele.
Fisioterapia
O tratamento através da fisioterapia tem como objetivos: melhorar a dor, recuperar o funcionamento das articulações e promover um reequilíbrio da musculatura. Para isso, o fisioterapeuta utilizará recursos como o uso de compressas frias e quentes, correntes elétricas, ultrassonoterapia,laserterapia e terapia por ondas de choque. Massagens para libertação miofascial poderão ser recomendadas.
Os exercícios de fortalecimento muscular deverão ter a dificuldade aumentada progressivamente, até que o paciente se recupere por completo.
A duração do tratamento dependerá da complexidade de cada quadro.
Cirurgia
A cirurgia só é recomendada para casos graves e em que os tratamentos conservadores não tenham surtido o efeito desejado. Apos a cirurgia o paciente deverá ainda passar por um plano de recuperação que poderá levar até três meses. Somente depois desse período é que será possível retornar à prática esportiva.
Importante ressaltar que, independente do tratamento, o paciente deverá retornar à prática esportiva com o acompanhamento de seu ortopedista. Ele deverá avaliar intensidade e a duração da prática, até que o individuo esteja plenamente recuperado.
No Instituto Liv você encontra uma equipe de ortopedistas especializados que irá tratar de você da melhor maneira possível. Em nossa estrutura contamos ainda com um time de fisioterapeutas altamente capacitados para sessões de fisioterapia, treinamento funcional, aulas de Pilates e Reeducação Postural Global. Tudo que você precisa num único lugar!