O que é pé cavo?
O pé cavo apresenta uma curvatura excessiva na arcada da planta do pé. O arco do pé tem uma curva normal, porém, em indivíduos com o pé cavo, a curva é aumentada, o que pode originar algumas complicações ao longo da vida.
Quais os sintomas?
Os principais sintomas de pé cavo são uma alteração visível do pé que possui uma curvatura acentuada e dedos em garra. Além disso, o paciente apresenta dor ao andar ou ficar em pé, devido ao desequilíbrio causado pela má distribuição do peso.
Por conta desses fatores, somados à instabilidade do pé, aqueles que possuem o pé cavo, costumam apresentar entorses do tornozelo com frequência.
Outras lesões comuns para quem tem pé cavo são lesões nos joelhos, tendinites nas laterais dos pés, fascite plantar e esporão do calcâneo ( crescimento anormal do osso do calcanhar).
Quais as causas do pé cavo?
Na maioria das vezes, a causa do pé cavo é desconhecida, porém, sabe-se que atletas e crianças a partir dos 8 anos de idade tem propensão a ter essa deformidade.
Além disso, existem alguns fatores de risco para o desenvolvimento dessa condição:
- Doenças neurológicas como acidente vascular cerebral (AVC), paralisia cerebral ou distrofia cerebral
- Doenças hereditárias como a atrofia fibular muscular
- Lesões contínuas nos pés
- Práticas esportivas que demandam da articulação dos pés.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito por médico ortopedista após exame físico e avaliação do histórico de doenças do paciente.
Como é o tratamento?
Se não houver dor ou grandes alterações, os casos de pé cavo não necessitam de tratamento, podendo ter somente uma avaliação periódica de um médico especialista para analisar se não houve progressão da deformidade.
Nos casos com sintomas graves, o pé cavo deve ser tratado inicialmente com procedimentos conservadores com o intuito de corrigir ou ao menos compensar o excesso de curvatura.
As principais opções de tratamento conservador para pé cavo são:
Órteses
Palmilhas que devem ser feitas sob medida e adaptadas ao calçado do paciente para proporcionar estabilidade e amortecimento aos pés. Esses assessórios compensam áreas da arcada plantar com pouco apoio, distribuindo a pressão de maneira equilibrada por toda a sola.
Calçados
O uso de calçados mais altos e rígidos na parte posterior e que também não apertem o pé, auxiliam na estabilidade ao caminhar e na prevenção de lesões.
Atividade física
A prática de modalidades esportivas que propõem exercícios para a melhora do equilíbrio e da propriocepção, como o treinamento funcional, também ajudam a prevenir lesões como o entorse de tornozelo.
Fisioterapia
O tratamento fisioterapêutico é fundamental para o alívio da dor e na correção da pisada. Os exercícios deverão ter foco no fortalecimento e no alongamento de toda a cadeia muscular que envolve a parte posterior da perna, que pode apresentar um encurtamento.
Cirurgia
Apenas casos muito graves e sem melhora com os tratamentos conservadores são encaminhados para uma intervenção cirúrgica. Existem diversas técnicas que devem ser analisadas juntamente ao médico especialista.
A recuperação pós-operatória é bastante lenta e deve ser acompanhada dos mesmos recursos recomendados para o tratamento conservador: órteses ou palmilhas, calçados adaptados e fisioterapia. A prática esportiva só deve ser retomada com orientação médica.
Importante ressaltar que para os casos em que o pé cavo seja decorrente de outra patologia, deve-se realizar o tratamento da doença causadora para evitar a progressão do quadro.
Quem tem pé cavo pode correr?
Sim, quem tem pé cavo pode correr, caso os sintomas não sejam limitantes. No entanto, vale tomar alguns cuidados para evitar dores, tendinites, entorses e outras lesões:
– Usar tênis adequados para o seu tipo de pisada (atenção para o amortecimento,o controle de estabilidade e de movimento)
– Fazer exercícios de equilíbrio, propriocepção e fortalecimento das cadeias musculares
– Fazer alongamentos específicos antes de treinar
– Consultar um especialista periódicamente
Pé cavo X Pé plano
São as duas principais alterações anatômicas dos pés. O pé cavo tem uma curvatura excessiva da arcada plantar e o pé chato é a falta ou ausência de curvatura na planta do pé.
Ambas as deformidades podem ter origem hereditária ou estar relacionadas a outras doenças como a malformações ósseas e nos tendões, como no caso do pé chato.
Se você tem problemas de lesões nos pés, procure os especialistas do Instituto Liv! Possuímos um time de ortopedistas especializados e altamente capacitados, além de oferecermos em nossa estrutura, aulas de Pilates, fisioterapia, treinamento funcional e massagem desportiva.