A articulação do joelho é uma das mais exigidas do corpo humano. Por essa razão, com o passar dos anos, o desgaste natural pode provocar o surgimento de diversas patologias. Entre elas, está a artrose, muito frequente em indivíduos com mais de 60 anos.
O que é artrose no joelho?
A artrose no joelho é um desgaste excessivo da cartilagem que reveste as extremidades dos ossos que compõem a articulação. Em geral, é resultado do desgaste natural do envelhecimento. Porém, as causas podem ser múltiplas, como veremos no próximo tópico.

Quais as causas?
É difícil determinar a origem exata da artrose. Na maioria das vezes, é consequência de uma série de fatores que provocaram o desgaste da articulação durante a vida do paciente. Hereditariedade, obesidade e prática inadequada de exercícios são causas comuns.
Outros fatores de risco são:
- Desalinhamento dos joelhos ou membros inferiores
- Sequela de fraturas
- Lesões ligamentares
- Patologias infecciosas ou reumáticas
Quais os sintomas?
O sintoma predominante da artrose no joelho é a dor que surge ao se movimentar e que é aliviada quando em repouso.
Outros sintomas comuns são:
- Rigidez ao iniciar um movimento (que melhora nos primeiros passos)
- Inchaço ou derrame articular
- Dificuldade para andar que obriga o paciente a mancar
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito através de exame clínico e histórico do paciente. Fatores como idade e obesidade são levados em consideração.O médico poderá solicitar exames complementares para confirmar a hipótese, como radiografia e ressonância magnética.
Artrite ou artrose?
Apesar da nomemclatura semelhante, são doenças diferentes que afetam as articulações. A artrite é uma inflamação e pode ser sintoma de diversas doenças reumatológicas como o lúpus e a artrite reumatóide. Já a artrose é um desgaste da articulação sem incidência de inflamação.
A artrite acomete dedos, punhos, pés e tornozelo. Já a artrose incide em articulações que sofrem com o impacto, como o joelho, quadris e coluna.
Tratamentos
Uma série de medidas devem ser tomadas para tratar a artrose. Elas são tanto para controlar o fator desencadeante, quanto para aliviar os sintomas. Quando o indivíduo é obeso, por exemplo, deve-se adotar uma dieta para impedir que esse fator continue provocando o desgate das articulações. Pra a redução das dores, o médico deverá indicar medicamentos analgésicos e antiinflamatórios.
A seguir os principais tratamentos para artrose no joelho:
Exercícios:
Atividades como caminhar ou andar de bicicleta, ajudam no processo de emagrecimento, fortalecem a musculatura e os ossos, reduzindo a dor.
No entanto, na hora de escolher a atividade, é importante procurar aquelas que fortalecem os músculos do quadríceps e da parte posterior da coxa, pelo menos 3 vezes por semana.
Pilates e reeducação postural global são práticas recomendadas no tratamento da artrose. As duas modalidades tem pouco impacto e contribuem para a melhora da postura. O Pilates fortalece e tonifica os músculos, diminuindo a incidência de carga sobre a articulação. Já o RPG atua na melhora da mobilidade e na amplitude dos movimentos.
Fisioterapia:
Além dos exercícios, a fisioterapia conta muitos recursos que reduzem os sintomas da artrose. O tratamento deve ser montado de maneira individualizada, a partir da gravidade do quadro de cada paciente. O programa deve ter foco em diminuir a dor, o grau de inflamação, a degradação da cartilagem, além de reabilitar o paciente para as atividades do dia-a-dia.
Quando a fisioterapia é aplicada nas fases iniciais, a melhora da qualidade de vida do paciente pode ser significativa.
Injeções de ácido hialurônico
A aplicação de ácido hialurônico tem resultados na melhora do quadro, porém por períodos limitados, podendo ser repetido após os sintomas retornarem.
Cirurgia
Quando a dor é incapacitante e os tratamentos conservadores não tiveram resultado, a cirurgia é recomendada. Existem diversas técnicas que podem ser minimamente invasivas, cirurgias abertas ou prótese de joelho. A escolha da melhor técnica levará em conta a idade do paciente, suas condições gerais de saúde e a gravidade da artrose.
Como prevenir?
A prevenção da artrose do joelho deve ser constante durante a vida. Hábitos saudáveis para manter o peso e exercícios físicos com orientação profissional, para evitar exageros, devem fazer parte da rotina.
Preocupado com a saúde das articulações dos joelhos? O Instituto Liv possui um quadro completo de profissionais médicos composto por ortopedistas, médico do esporte, cardiologista, nutrólogo, nutricionista e ainda fisioterapeutas do esporte para te atender! Contamos ainda com aulas de pilates, RPG e funcional! Vem pro Liv!