O que é o Manguito Rotador?
Manguito rotador é o nome dado ao conjunto de tendões localizados na cabeça do úmero, osso que liga o ombro a escápula. Os quatro tendões são: tendão supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor.
A função do manguito rotador é promover um bom funcionamento dos movimentos do ombro, como os de rotação e desaceleração, e também garantir o posicionamento correto da articulação, permitindo assim que os músculos exerçam o seu papel adequadamente.
O que é a lesão do Manguito rotador?
O espaço onde o manguito rotador se localiza é chamado de subacromial. Esse local é composto por um “teto”, chamado acrômio e um “chão”, denominado tubérculo maior do úmero. Quando este espaço é diminuído por algum fator, ocorre a síndrome do atrito que, com o tempo, provoca o desenvolvimento da lesão.
Quais as causas da lesão no manguito rotador?
A diminuição do espaço subacromial pode ser provocada por fatores que, quando associados podem provocar um agravamento do quadro. No entanto, a presença desses fatores não significa que o paciente vá ter a lesão e sim que possui uma predisposição a desenvolvê-la.
Fatores mecânicos: movimentos repetitivos da articulação, presença de esporões, postura inadequada, levantamento de peso na prática esportiva ou enfraquecimento dos tendões que compõem o manguito rotador.
Fatores biológicos: envelhecimento natural, doenças vasculares e tendinites crônicas fragilizam ainda mais os tendões.
Fatores traumáticos: fraturas ou luxações no ombro podem causar ou agravar as lesões já existentes.
Outros fatores de risco são:
- Idade superior a 40 anos
- Histórico familiar de lesão
- Diabetes
- Tabagismo
- Atividade esportiva ou laboral que exigem esforço da articulação
Quais os tipos de lesão?
Existem diversas variações de lesão do manguito rotador. Ela pode ser parcial ou completa, atingir o tendão inteiro ou somente uma parte dele e acometer um ou mais tendões. A lesão pode ter um retração pequena, moderada ou grande, assim como os músculos podem estar degenerados. Quanto maior a retração e a degeneração muscular, mais grave é a lesão.
Principais sintomas:
Os principais sintomas da lesão do manguito rotador são:
- Dor na região lateral e posterior do ombro que irradia para o braço
- Dor no pescoço
- Dor no ombro que piora durante o sono
- Dificuldade para alcançar as costas e realizar tarefas cotidianas
- Dor muscular
- Fraqueza e perda de massa muscular
- Rigidez e sensibilidade nas articulações
- Crepitação
Como é feito o diagnóstico?
O especialista deverá fazer um exame clínico para detectar o local da dor e nível da perda de mobilidade. Além disso é importante conhecer o histórico do paciente para entender as possíveis causas da lesão.
Exames de imagem como o raio-x e a ressonância magnética auxiliam na confirmação do diagnóstico e exclusão de outras doenças que podem estar associadas.
Tratamentos para lesão do manguito rotador
A escolha do melhor tratamento deve levar em conta fatores como idade do paciente, tipo de lesão e se existem lesões associadas.
Tratamento conservador
O tratamento conservador é recomendado para lesões menos graves ou parciais. Medicamentos para alívio da dor, como analgésicos e antiinflamatórios são usados juntamente com a fisioterapia. É importante que o paciente faça repouso de atividades que demandem da articulação ou provoquem dor.
O foco da fisioterapia deve ser no alongamento da articulação e no fortalecimento dos tendões com o intuito de fortalecer aqueles que não sofreram a lesão, evitando sobrecarregar os que estão enfraquecidos.
Em alguns casos pode ser necessário o uso de infiltrações de coriesteróides para reduzir a dor.
Outra possibilidade de tratamento é a terapia por ondas de choque, um procedimento feito através de um aparelho que emite ondas acústicas. O efeito é o alívio de inflamações e estímulo do organismo no reparo de lesões em tendões, músculos e ossos.
Lesão do manguito rotador tem cura?
Sim, é possível recuperar totalmente a região afetada, recuperando os movimentos, a flexibilidade e a força do ombro, desde que o paciente cumpra corretamente o tratamento proposto pelo fisioterapeuta.
Cirurgia
A cirurgia é recomendada para casos de lesão completa ou para quando o paciente não responde ao tratamento conservador. A técnica utilizada na maioria dos casos é a artroscopia, minimamente invasiva. O procedimento consiste em pequenos cortes no ombro onde são colocadas ferramentas com pequenas câmeras para realizar a identificação e o reparo da lesão. A recuperação é rápida e com pouca dor.
Após a cirurgia e o repouso recomendado pelo médico, o paciente deverá realizar algumas sessões de fisioterapia com o objetivo de recuperar os movimentos e a força da região.
Como é o pós-operatório?
O pós-operatório pode ser dividido da seguinte forma:
Da semana 2 a semana 12: ganho do movimento e da amplitude
Do 3º ao 4º mês: fortalecimento muscular
5º ao 6º mês: retorno aos treinos esportivos
6 meses: retorno às competições
Se você está em busca de um lugar para tratar e previnir lesões e ainda melhorar a qualidade de vida, você precisa conhecer o Instituto Liv! Além de uma equipe médica com ortopedistas, reumatologista, médico do esporte, nutrólogo, entre outros, temos em nossa estrutura fisioterapeutas, aula de Pilates, treinamento funcional, acupuntura e massagem desportiva!