O que é hérnia de disco?
Cerca de 80% das pessoas vão apresentar dores nas costas em algum momento da vida e a hérnia de disco é uma das principais causas. Embora seja mais comum na região lombar, esse tipo de lesão pode ocorrer em toda extensão da coluna ( cervical, torácica e lombar) e sua ocorrência é consequência do desgaste ou deslocamento de um disco intravertebral.
Os discos intravertebrais são estruturas cartilaginosas localizadas entre as vértebras da coluna vertebral. Eles se conectam com cada vértebra através de uma membrana rígida e seu núcleo é gelatinoso. Quando essa capa externa se rompe com o excesso de desgaste do dia-a-dia, o disco tem suas características alteradas, formando uma hérnia.
As funções dos discos intravertebrais são diversas, sendo a principal delas a de permitir o movimento correto das articulações vertebrais. Esses discos também funcionam como amortecedores e alinham o movimento de uma vértebra com as demais, vital para a manutenção do equilíbrio do corpo.

Tipos de hérnia de disco
As hérnias de disco podem surgir com uma desidratação do disco. Em geral esse quadro é assintomático e pode passar despercebido pelo paciente. Desta forma, a hérnia pode evoluir para estágios mais graves e são classificadas da seguinte forma:
- Hérnia de disco protusa: O interior do disco permanece intacto mas perde sua forma original. Em alguns casos, o disco pode encostar em áreas de grande sensibilidade nervosa, gerando dores.
- Hérnia de disco extrusa: a deformidade do disco é mais acentuada e o liquido gelatinoso de dentro do disco escapa pela parte rompida da membrana externa. Segmentos do líquido se formam e ficam separados do local de origem.
- Hérnia de disco sequestrada: é o tipo mais grave de lesão. O interior do disco fica muito danificado. Por causa disso, o líquido costuma migrar para o canal medular, provocando inflamação e compressão da medula. As dores são insuportáveis e a melhora só ocorre através de medicamentos, repouso e às vezes cirurgia.
Causas da hérnia de disco
O desgaste da coluna causado pelo envelhecimento é a principal causa de hérnia de disco. Esse processo provoca a perda da flexibilidade e da elasticidade dos ligamentos que envolvem os discos, o que facilita o seu rompimento e o surgimento da lesão.
É comum que pacientes diagnosticados com hérnia de disco tenham sentido fortes dores nas costas alguns anos antes. Por essa razão, é importante procurar atendimento médico e não ignorar os sinais que o corpo emite.
Além do envelhecimento natural, a hérnia de disco pode aparecer em pessoas de 30 a 50 anos com os seguintes fatores de risco:
- Traumas por movimentos repetitivos
- Prática de esportes de impacto
- Tabagismo
- Dirigir por longos períodos
- Ficar em pé por muitas horas
- Sedentarismo
- Excesso de peso
- Fatores hereditários
Uma vez que surjam sintomas é importante interromper todas as atividades para evitar o agravamento do quadro.
Sintomas de hérnia de disco
No início, a hérnia de disco pode não provocar nenhuma dor. Quando ocorre um agravamento, os sintomas variam de acordo com a localização da lesão:
Hérnia de disco lombar
- Dor na parte de baixo da coluna
- Dor que irradia para nádega, coxa e perna até o pé
- Câimbras na perna
- Formigamento na perna e pé
- Fraqueza na perna e pé
Hérnia de disco cervical
- Dor no pescoço
- Dor no ombro que irradia para o braço
- Dor na escapula
- Fraqueza no braço e mão
- Formigamento no braço e mão
Hérnia de disco torácica
- Dor nas costas
- Dor nas costelas
- Formigamento na região das costelas
Como é o diagnóstico?
O diagnóstico é feito durante a consulta com o ortopedista. O especialista leva em consideração o histórico do paciente, os sintomas e faz uma avaliação física. Exames como raio-x, ressonância magnética e tomografia podem ser necessários para avaliar a gravidade e a localização da lesão.
Como é o tratamento?
Na maioria das vezes, o tratamento conservador atinge uma melhora completa da hérnia de disco. O tratamento não- invasivo é composto por medicamentos como antiinflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares, juntamente com fisioterapia. A acupuntura pode ser um bom complemento.
No começo, a fisioterapia utiliza recursos para melhorar a dor. Com a melhora dos sintomas, pode-se incluir exercícios de fortalecimento dos músculos da coluna para recuperar a postura e o equilíbrio e assim, evitar novas lesões.
A cirurgia só é indicada para casos graves que não melhoram com o tratamento conservador. Em geral, a cirurgia é minimamente invasiva. O fragmento do disco que está comprimindo alguma terminação nervosa é retirado. Desta forma a dor para e o paciente pode voltar às atividades normais.
Como prevenir o aparecimento da hérnia de disco?
Para evitar problemas graves de coluna o mais indicado é ter uma vida ativa e combater o excesso de peso. Praticar exercícios físicos com frequência ajuda a manter a musculatura da coluna firme e os discos intravertebrais saudáveis. Escolha atividades que não sobrecarreguem a coluna vertebral como levantar pesos em excesso.
O pilates, por exemplo, pode ser uma ótima opção pois os exercícios são focados no fortalecimento do core, musculatura do centro do corpo, que auxilia na melhora da postura e do equilíbrio.
Caso sinta algum tipo de desconforto, interrompa qualquer atividade e procure um especialista.
No Instituto LIV você encontra um time de médicos especialistas da área ortopédica, nutrologia, medicina do esporte, entre muitos outros. Além disso, temos fisioterapeutas, nutricionista, aulas de pilates e acupuntura.
Uma estrutura completa para te ajudar a ter mais qualidade de vida! Vem pro LIV!