Muitas horas digitando no computador e smartphone podem causar uma série de lesões por esforço repetitivo nas mãos, uma queixa recorrente nos dias atuais. No entanto, as causas de dor na mão vão muito além disso. Entre as patologias mais comuns estão a artrite, tendinite, síndrome do túnel do carpo, tenossinovite, cisto sinovial, fraturas e lesões e contratura de Dupuytren.
Vamos explicar a seguir sobre cada uma dessas doenças, principais sintomas e como é o tratamento:
Artrite:
O que é:
A artrite é uma inflamação na articulação. Ela pode acometer qualquer articulação do nosso corpo e é a principal causa de dor na mão. Existem dois tipos mais comuns de artrite: a artrite reumatóide e a osteoartrose.
A osteoartrose acomete pessoas mais velhas pois é consequência do desgaste da cartilagem da articulação. Já a artrite reumatóide é uma doença crônica e autoimune, onde o próprio organismo “ataca” os tecidos que revestem as articulações, causando inchaços doloridos.
Principais sintomas:
Osteoartrose:
- Dores nas articulações
- Dor por causa de variações climáticas
- Saliência óssea nos dedos das mãos
- Crepitações, inchaço, rigidez e sensibilidade
Artrite Reumatóide:
- Dores das articulações
- Inchaço, rigidez e sensibilidade
- Nódulos e vermelhidão na pele
- Anemia e fadiga
- Deformidades em casos mais avançados
Tratamento:
Os dois subtipos de artrite não possuem cura, mas existem cuidados que podem melhorar a qualidade de vida do paciente. Para a artrite reumatóide é recomendado o uso de medicamentos imunossupressores para evitar a progressão da doença, antiinflamatórios para o inchaço e para a dor e corticóides para auxiliar no reparo dos tecidos afetados. Fisioterapia e alongamentos também são necessários para a melhora dos sintomas e da mobilidade.
Tendinite
Tendinite é a inflamação de um tendão e pode ocorrer em diversas partes do corpo. Conhecida como Lesão por Esforço Repetitivo ou LER, a tendinite do punho é frequente em trabalhadores manuais que executam tarefas repetitivas. Realizar tarefas ou atividades esportivas em posições incorretas ou sem o devido alongamento dos tendões são também causas recorrentes de tendinite.
Principais sintomas
- Dor no tendão que pode irradiar para regiões próximas
- Perda de força e fadiga
- Inchaço e vermelhidão
- Fisgadas ao fazer algum movimento
- Dificuldade para se movimentar
- Formigamento
- Atrofia muscular em casos crônicos
Tratamento
- Repouso com imobilização com o auxílio de tipóias, talas e até gesso.
- Compressas de gelo para os casos recentes ou compressas quentes para casos crônicos
- Uso de medicamentos analgésicos e antiinflamatórios
- Fisioterapia com foco em exercícios para melhorar a dor
- Terapia por ondas de choque
Síndrome do túnel do carpo
A síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia que se manifesta devido a compressão do nervo mediano no túnel do carpo, estrutura anatômica que dá sensibilidade para os dedos das mãos (polegar, indicador, dedo médio e a metade do anelar). O nervo tem um trajeto que vai do punho até a mão, atravessando um canal estreito e rígido, mais suscetível a ser comprimido. O canal fica localizado próximo a região do punho.
Principais sintomas
- Dor na mão ou punho
- Sensação de dormência
- Formigamento
- Redução da sensibilidade dos dedos
- Inchaço
Tratamento
- Imobilização do punho
- Interrupção de atividades físicas que envolvam a região
- Medicamentos analgésicos e antiinflamatórios
- Infiltração com corticóides em alguns casos
- Fisioterapia
- Alongamentos
- Terapia por ondas de choque
Tenossinovite
A tenossinovite é uma inflamação do tecido que recobre a extremidade do tendão, conhecida como bainha tendinosa, onde o músculo se conecta com o osso. As principais regiões afetadas são as mãos, punhos e também os pés.
Principais sintomas
- Dor na articulação atingida
- Dificuldade para movimentar os dedos
- Inchaço e sensibilidade
- Rigidez
- Vermelhidão
Tratamentos
- Repouso e imobilização
- Compressas de gelo
- Antiinflamatórios e corticóides
- Fisioterapia
- Alongamentos
- Terapia por ondas de choque
Cisto sinovial
O cisto sinovial é um nódulo benigno que costuma aparecer nas articulações ou tendões. Esse tipo de cisto é mais comum em mãos, pés, tornozelos e joelhos. Possui uma particularidade que é possuir líquido sinovial em seu interior. O liquido sinovial é uma substância transparente e viscosa, presente nas cavidades das articulações e tendões. Sua função é nutrir e lubrificar a cartilagem e superfícies articulares.
Principais sintomas
A maior preocupação de quem apresenta um cisto sinovial é a de que ele seja um tumor maligno. Entre os sintomas estão o incômodo estético, dor ao atingir um nervo e limitação dos movimentos, quando ele se localiza próximo à uma articulação.
Tratamento
- Repouso e imobilização
- Analgésicos e antiinflamatórios
- Corticóides e aspiração do líquido interno para diminuir o cisto e aliviar a dor
Fraturas e lesões nos ligamentos
A estrutura das mãos é bastante delicada e, por isso, é comum que sofra com fraturas e lesões nos ligamentos durante quedas, na prática esportiva ou laboral.
Principais sintomas
Os sintomas de lesões e fraturas nas mãos são dor, inchaço e dificuldade de movimentar, logo após uma queda ou impacto durante a prática esportiva ou laboral.
Tratamento
Na maioria dos casos pode-se resolver com imobilização com tala ou gesso. Somente em pacientes graves recorre-se à cirurgia com a implantação de parafusos ou pinos.
Contratura de Dupuytren
A doença provoca um espessamento e encurtamento dos tecidos localizados sob a pele da mão ou fáscia palmar. Com a progressão, a condição faz com que os dedos se curvem em direção a palma, prejudicando a realização das tarefas do dia-a-dia.
Principais sintomas
- Nódulos na palma da mão
- Dificuldade para abrir os dedos
- Dificuldade em abrir a mão completamente sobre uma superfície plana
Tratamento
- Uso de órteses ( talas)
- Fisioterapia
- Uso de agulhas para romper o cordão que prende os dedos (aponeurotomia com agulha)
Como diagnosticar dor na mão?
Ao sentir qualquer dor na mão, ou algum outro sintoma, procure um ortopedista especialista em mãos. No caso de traumas, como quedas ou acidentes, é importante procurar atendimento médico para fazer um raio-x e iniciar tratamento imediato. Em outras situações podem ser necessários exames como a ecografia e a ressonância magnética, para melhor esclarecimento da doença.
Como tratar dor na mão?
Como vimos nas descrições acima, o tratamento conservador é mais indicado para alívio dos sintomas e para a recuperação na maioria dos diagnósticos.
Na etapa de dor aguda, medicamentos orais como analgésicos e antiinflamatórios são suficientes para combater os sintomas. Repouso e imobilização também são fundamentais. Numa etapa seguinte, a fisioterapia com o uso de equipamentos não-invasivos como a terapia por ondas de choque ajudam no alívio da dor e na recuperação das lesões.
Casos graves podem necessitar de intervenção cirúrgica, o que deve ser bem avaliado entre médico e paciente.
Quer aumentar sua qualidade de vida, tratar doenças e evitar lesões? O Instituto Liv é o lugar certo! Além de uma equipe médica com ortopedistas, médico do esporte, nutrólogo, nutricionista, entre outros, também temos em nossa estrutura fisioterapeutas, aula de Pilates, treinamento funcional e acupuntura! Vem pro Liv!