O que é esporão do calcâneo?
Esporão do calcâneo é um crescimento anormal do osso do calcanhar. Forma-se uma protuberância óssea na região devido a um depósito atípico de cálcio. Essa formação, porém, não pode ser vista do ponto de vista externo.
O calcâneo é o maior osso do pé. Ele é o responsável por sustentar todo o peso do corpo. Por isso, sofre um impacto intenso e contínuo. O esporão surge quando esse osso sofre microtraumas e inflama. Essa inflamação quando se torna crônica pode propiciar a formação de tecidos em torno do calcâneo.
Além da sola do pé, onde se localiza na maioria dos casos, o esporão também pode se formar no tendão de aquiles.
Quais os sintomas ?
Na maioria dos casos, o esporão do calcâneo é assintomático ou apresenta poucos sintomas. O sinal mais frequente dessa anomalia é dor no calcanhar do tipo “pontada”. Para que exista a dor, porém, é preciso que o esporão esteja associado a uma fascite plantar ( clique aqui e confira texto).
No quadro de fascite plantar, a dor ocorre, em geral, quando o indivíduo se levanta pela manhã e dá os primeiros passos. Também ocorre comumente ao ficarmos muitas horas sentados. A dor tende a melhorar ao caminhar.
O inchaço ou edema no tornozelo, sensação de queimação e de “areia”ao apertar a região podem ocorrer em alguns casos.
Quais as causas?
As causas do surgimento do esporão do calcâneo ainda são desconhecidas, mas sabe-se que existem diversos fatores de risco que favorecem o seu aparecimento:
- Atividades de alto impacto na sola dos pés como corrida, salto e dança
- Uso frequente de salto alto
- Pisada incorreta
- Permanecer muitas horas em pé
- Obesidade ou excesso de peso
- Idade acima dos 40 anos
- Pé cavo ou chato
Esporão do calcâneo tem cura?
Existem muitas possibilidades para tratar o esporão do calcâneo, conforme descreveremos abaixo. No entanto, os tratamentos existentes contribuem para diminuir a inflamação e a dor. Não é possível “curar”definitivamente o esporão do calcâneo com os tratamentos conservadores pois a saliência não irá desaparecer.
A única forma de curar é com um procedimento cirúrgico, onde o médico remove o esporão. Mesmo assim, não há garantias de que o quadro não vai reaparecer, devido aos fatores de risco do paciente.
Nos casos em que existe uma associação com a fascite plantar, o tratamento é um pouco mais longo. A duração pode levar cerca de dois meses, na melhor das hipóteses, ou até um ano, em situação mais complexas. Mas é importante que o tratamento se inicie assim que o paciente receber o diagnótico e assim evitar que a doença se torne crônica.
Quais os tratamentos?
A primeira coisa a se fazer é iniciar uma mudança de estilo de vida.
No caso de pacientes com sobrepeso ou obeso, deve-se iniciar dieta e atividade física para perda de peso. Para aqueles que praticam atividade física de alto impacto na sola dos pés, aconselha-se a interrupção temporária. Também é recomendado que o paciente não faça caminhadas muito longas durante o período do tratamento.
A seguir, algumas opções de tratamento que o médico ortopedista poderá indicar:
Palmilha ortopédica:
Existe um tipo de palmilha para a região do calcanhar conhecida como “calcanheira”, em geral, feita de silicone, que funciona como um amortecedor para os impactos, auxiliando a distribuir a pressão que incide no calcanhar. Essa palmilha pode ser encontrada em farmácias ou lojas especializadas.
Medicamentos:
Medicamentos antiinflamatórios podem ser receitados tanto na forma de comprimidos quanto no formato pomada. Porém, é preciso salientar que o uso desses remedios deve ser feito sempre de acordo com a orientação do seu médico. Automedicar-se é perigoso.
Bota Walker:
Seu mecanismo é semelhante ao da palmilha ortopédica e ajuda a distribuir melhor a carga que incide sobre a sola do pé, melhorando a mobilidade e diminuindo a dor.
Fisioterapia
Algumas sessões de fisioterapia contribuem para alongar e aliviar a dor na região, além de fortalecer a musculatura do pé.
Reeducação postural global
Alguns exercícios do RPG podem ajudar no alívio da dor e redução da inflamação.
Terapia por ondas de choque:
A terapia por ondas de choque é um recurso tecnológico não invasivo utilizado na fisioterapia . O procedimento é feito através de um aparelho que envia ondas acústicas em uma frequência determinada no local do corpo onde é aplicado. O efeito que essas ondas produzem no organismo, ajuda a aliviar diversos tipos de inflamações e a estimular a reparação de lesões nos tendões, músculos e ossos.
Tratamentos caseiros:
- Massagear os pés com um crème hidratante ao final do dia, principalmente na região do calcanhar.
- Deslizar uma bolinha de tênis na sola dos pés, principalmente no calcanhar, o que pode ser feito de pé ou sentado para melhorar a dor
- Alongar a fascia plantar e a região da panturrilha
Cirurgia para esporão do calcâneo
A cirurgia só é indicada para pacientes refratários aos tratamentos conservadores.
O procedimento é realizado com anestesia local e o cirurgião remove a protuberância através de artroscopia ou cirurgia aberta.
A cirurgia é bastante segura e o pós-operatório dura de 4 a 6 semanas. A possibilidade de recidiva, ou seja, de voltar o esporão é considerada alta e deve ser discutida antes de decidir pelo procedimento.
Já sentiu dores no calcanhar ao caminhar? Procure os especialistas do Instituto Liv! Temos uma equipe médica multidisciplinar com ortopedistas altamente capacitados, além de uma equipe super especializada de fisioterapeutas, aulas de Pilates, treinamento funcional e Reeducação Postural Global!