Quem nunca deu um mau jeito nas costas que atire a primeira pedra! Em tempos de home office, isolamento e quarentena, é difícil encontrar alguém que não tenha passado algum aperto com a má postura, falta de exercícios e alongamento. Por isso, vamos explicar nesse texto, o que pode ser feito quando sua coluna der aquela travada.

Quais as causas da coluna travada?
Cerca de 80% das pessoas irá ter um episódio de dor nas costas durante a vida. Portanto, a coluna travada é um quadro bastante comum.
A causa vai desde uma agudização de um problema pré-existente na coluna do paciente até um problema decorrente de um esforço de dobrar a coluna ou o tronco para pegar algum objeto, por exemplo. Nesses casos a dor é intensa, fazendo com que o indivíduo não consiga se movimentar. Esses episódios agudos podem durar 6 semanas até passar por completo.
Outros fatores são agravantes para o surgimento desse tipo de quadro:
- Levantar pesos muito pesados
- Postura incorreta
- Permanecer muito tempo na mesma posição ou em pé
- Obesidade
- Tabagismo
- Sedentarismo
Doenças ou condições o prévias também devem ser investigadas pelo ortopedista, como as seguintes:
- Cirurgia ou diagnóstico de câncer
- Perda de peso sem explicação
- Dor que piora apesar do uso de analgésicos
- Doenças imunossupresoras
- Infecção recente
- Idade acima de 55 anos
- Dor noturna
- Alteração de sensibilidade e força nos membros.
- Hérnia de disco
Quais os principais sintomas de coluna travada?
Quando a dor é resultado de esforço físico ou mau jeito, a dor é intensa, mas normalmente desaparece com repouso e analgésicos simples, sem precisar de tratamento médico. Já a dor crônica, apesar da menor intensidade, pode durar muitos meses e requer tratamento com ortopedista. Nas duas situações os sintomas podem ser parecidos:
- Dor que irradia para as pernas e membros superiores
- Queimação
- Sensação de “choque”
- Dificuldade para andar ou se movimentar
- Dor incapacitante
O que fazer para “destravar” a coluna?
Quando é resultado de uma contração ou espasmo muscular é necesário fazer um repouso breve, aplicar compressas quentes, ingerir analgésicos e antiinflamatórios para que o paciente possa ir voltando às atividades do dia-a-dia. Massagens corporais também podem ajudar a musculatura a relaxar e promove bons resultados na melhora.
Na maioria dos episódios, a coluna travada irá melhorar com as recomendações citadas. É importante que o paciente retorne a vida normal o mais rápido possível, assim que a dor for dimimuindo.
Em casos onde é dor é muito intensa e a coluna trava por completo, o ortopedista poderá prescrever analgésicos opióides, que são mais fortes.
Como prevenir a coluna travada?
A prática de exercícios físicos é a melhor forma de evitar novos episódios de coluna travada e prevenir que estes apareçam pela primeira vez. A construção de músculos fortes e flexíveis ajuda na cicatrização das lesões e acelera o processo de cura. Além disso, ajuda a prevenir o surgimento de outras lesões. Caso tenha dificuldade no retorno a alguma prática esportiva, sessões de fisioterapia podem ser uma maneira de preparar o corpo para esse retorno. O fisioterapeuta irá passar exercícios de alongamento juntamente com os de fortalecimento, de acordo com a modalidade que você pratica.
O leque de atividades físicas que auxiliam no fortalecimento muscular e evitam que a coluna trave é bastante diversificado. Aqui vão algumas sugestões:
Pilates
O pilates aumenta a resistência física pois trabalha os músculos do corpo de maneira global. Um dos diferenciais do Pilates é o fortalecimento dos músculos do centro do corpo, feitos de maneira a respeitar as curvas naturais da coluna, o que proporciona a melhora a postura. Com isso, o exercício pode aliviar e até prevenir dores lombares, dores cervicais, torcicolo, lordose e escoliose.
Reeducação Postural Global
Reeducação Postural Global é um método ligado a fisioterapia cujo objetivo é a correção da postura, através do equilíbrio entre as forças musculares que compõe o corpo.
Para o RPG, os músculos são interligados e atuam em cadeia. Se um músculo está em desarmonia ele pode causar dor em outra região do corpo.
Os exercícios do RPG aprimoram o alongamento e a tonificação das cadeias musculares para tratar ou prevenir lesões. Por isso, a reeducação postural global é indicada para aqueles que buscam uma melhora da flexibilidade e harmonia corporal e não somente para os que sentem dor.
Treinamento funcional
Um dos princípios do treinamento funcional é trabalhar o conjunto de músculos do centro do corpo formado pela região abdominal, lombar, pélvica e do quadril. Esses músculos constituem o que chamamos de “core”. Com esses músculos fortes, o praticante ganha equilíbrio, melhora a postura e protege a coluna, favorecendo a execução dos movimentos com maior eficácia.
No Instituto LIV você encontra uma equipe de profissionais capacitados para modalidades como Pilates, reeducação postural global e treinamento funcional. Contamos ainda equipe médica multidisciplinar que inclui ortopedistas, cardiologista, médico do esporte, nutrólogo e nutricionista, entre outras especialidades para acompanhar você de perto!
Agende uma aula experimental!
Venha pro LIV e tenha mais qualidade de vida e saúde!