O que é cisto de baker?
O cisto de baker, ou cisto poplíteo, é uma lesão benigna que aparece na região posterior dos joelhos de adultos. Tem a forma de um caroço, bem delimitado, com líquido sinovial em seu interior ( líquido responsável pela lubrificação das articulações).
Sua ocorrência é, em geral, em pacientes que já possuem alguma patologia na articulação do joelho e, dependendo do tamanho, pode limitar a movimentação e causar dor.
Quais as causas?
Cerca de 5% da população desenvolve o cisto de baker.Na maioria dos casos, seu surgimento está relacionado a doenças degenerativas pré-existentes, em pessoas com mais de 60 anos. Outros agravantes são o sedentarismo e a obesidade. Esses dois fatores de risco aumentam a dificuldade de expelir o líquido sinovial produzido no organismo.
Um fator de risco importante são as lesões no menisco. Estudos demonstraram que esse tipo de trauma está presente em mais de 80% dos pacientes com cisto de baker.
Em pessoas jovens, a prática de atividade física excessiva ou determinados esportes que sobrecarregam a articulação do joelho, pode desencadear o desenvolvimento do cisto.
Principais sintomas
Muitos pacientes, por não apresentarem sintomas, só descobrem o cisto através de exames de rotina.
Quando há sintomas, eles são dor e desconforto na face posterior da articulação. A dor pode ser leve, moderada ou forte e vir acompanhada de inchaço e sensação de água no joelho.
Diagnóstico
O diagnóstico do cisto de baker pode ser feito através de exame clínico pois é facilmente encontrado com o toque das mãos. Além disso, ele possui características próprias que o diferenciam de outros tipos de lesão: é uma massa arredondada, com consistência gelatinosa e bordas bem definidas. Outro ponto importante, é que o cisto de baker não é detectável quando o paciente flexiona o joelho a 45 graus. O que ajuda a diferenciar de outras patologias.
Exames de imagem, como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada, podem ser solicitados para a confirmação do diagnóstico e para detectar lesões associadas.

Cisto de baker tem cura?
O prognóstico do cisto de baker está relacionado à doença ou o fator que o causou. A partir disso, o médico ortopedista irá definir o melhor tratamento. Há ainda alguns casos em que o cisto desaparece espontâneamente.
Tratamentos
O tratamento conservador consiste na aplicação de compressas de gelo e medicamentos analgésicos e antiinflamatórios para a dor e inchaço.
A fisioterapia é fundamental na melhora dos sintomas e na prevenção do ressurgimento do cisto. Ela ajuda na diminuição da inflamação, na melhora da amplitude articular e no fortalecimento muscular.
A drenagem do líquido acumulado pode ser considerada quando as dores são intensas, visto que o excesso dessa substância pode pressionar a estrutura da articulação do joelho.
Cirurgia
A cirurgia só é recomendada quando os tratamentos conservadores não surtiram os efeitos esperados.
A cirurgia pode ser feita através da resseção aberta ou por via artroscópica. Em ambas as técnicas, o cisto é removido por completo.
Possíveis complicações cirúrgicas
As principais complicações da cirurgia de remoção do cisto de baker são as de lesões vasculares, lesões nervosas, tromboembólicas ou infecções, devido a próximidade a vasos e nervos.
Reabilitação após a cirurgia
Imediatamente após a cirurgia, o paciente deverá imobilizar a região. Depois, deverá passar por um programa de reabilitação com sessões de fisioterapia. O tratamento será realizado de acordo com idade e condições gerais do paciente.
No caso de pacientes atletas, a fisioterapia deverá ser conduzida de maneira a reduzir o tempo de recuperação e possibilitar o retorno às atividades esportivas.
Prevenção
Não existe prevenção para o surgimento do cisto de baker, uma vez que ele está relacionado com doenças, sedentarismo e obesidade. Por isso, o mais importante é ter uma vida ativa, cuidar da alimentação e buscar tratamento adequado quando surgirem doenças nas articulações do joelho.
Preocupado com a saúde das articulações dos joelhos? O Instituto Liv possui um quadro completo de profissionais médicos composto por ortopedistas, médico do esporte, cardiologista, nutrólogo, nutricionista e ainda fisioterapeutas do esporte par ate atender! Contamos com aulas de pilates, RPG e funcional! Vem pro Liv!