Hoje em dia, quando sentimos qualquer tipo de dor, a primeira coisa que fazemos é consultar o Dr. Google para saber o que pode ser.
O problema é que quando se trata de dores nas articulações, as doenças podem se confundir, como é o caso das bursites e tendinites.
Pensando nisso, elaboramos este post para comparar e apontar as diferenças entre essas duas lesões. Mas atenção, você pode até esclarecer suas dúvidas por aqui, mas se você está com algum tipo de incômodo, já marque um consulta com um especialista. Somente um médico ortopedista poderá dar o diagnóstico preciso e o tratamento adequado para cada caso!
Vamos agora entender as diferenças e semelhanças:
O que é bursite e tendinite?
A tendinite é uma inflamação ou lesão de um tendão que pode ocorrer em diversas partes do corpo como pulsos, ombros, joelhos e quadris.
Os tendões são fibras que tem como função unir os músculos aos ossos, possibilitando assim os movimentos funcionais do corpo. Portanto, o quadro de tendinite pode impedir ou dificultar a movimentação do paciente.
Já a bursite, consiste na inflamação da bursa, manifestando-se através de dor e dificuldade para realizar os movimentos.
As bursas são pequenas bolsas que ficam entre os ossos músculos e tendões, que contém um líquido lubrificante, com a função de diminuir o impacto na articulação do ombro. A bursite pode ocorrer nos ombros, joelhos, quadris, pés e cotovelos.
Quais as causas da bursite e da tendinite?
A principal causa da tendinite é a lesão por esforço repetitivo ( LER) em atividades esportivas e até no ambiente de trabalho. Nesses casos, a tendinite pode ser classificada como uma doença ocupacional, causando até o afastamento do profissional por um período.
Realizar tarefas ou atividades esportivas em posições incorretas ou sem o devido alongamento dos tendões são também causas recorrentes de tendinite. Uma tendinite não tratada pode evoluir para uma bursite.
As causas da bursite também podem ser decorrentes de traumatismos e esforços repetitivos em atividades laborais ou na prática esportiva. Além disso, doenças reumatismais como artrite reumatóide, gota e lúpus também podem desencadear o quadro de busite nas diversas articulações.
Quais os principais sintomas?
Esse item é o que mais causa confusão nos pacientes pois, os principais sintomas das duas patologias são muito semelhantes:
- Dor aguda e intensa que pode irradiar para regiões próximas
- Perda de força e fadiga
- Inchaço e vermelhidão
- Fisgadas ao fazer algum movimento
- Dificuldade para se movimentar
- Formigamento
- Atrofia muscular em casos crônicos
Como é feito o diagnóstico da bursite e da tendinite?
A bursite pode ser diagnosticada com exame clínico na maioria das vezes. Em alguns casos, quando a localização da bursa é difícil de sentir com apalpação ou através da punção, o médico poderá solicitar uma ressonância magnética.
Outros exames como a radiografia, ajuda a descartar uma artrose ou tendinite calcárea. Uma ecografia possibilita a visualização do derrame inflamatório do líquido da bursa, se houver suspeita.
Assim como a bursite, o ortopedista ou o reumatologista conseguem detectar a condição a partir do histórico do paciente e de exames físicos específicos para cada região do corpo. Como complemento, o médico poderá solicitar exames de imagem para afastar possíveis complicações e indicar o tratamento adequado.
Quais os tratamentos?
Os tratamentos para as duas condições são bastante semelhantes e consistem em:
Na fase aguda das lesões, deve-se usar antiinflamatórios e analgésicos para aliviar a dor. Em alguns casos pode ser necessário o uso de infiltrações de corticoides. Atividades que demandem muito da articulação afetada, principalemte as esportivas, devem ser evitadas no início, mas não por muito tempo, para evitar a atrofia muscular.
A seguir, sessões de fisioterapia devem ser feitas para recuperar a função articular e reduzir a dor. O tratamento fisioterápico deve ser instituído o quanto antes para se evitar o quadro de congealment da articulação,o que a torna muito rígida, demorando um tempo maior para a recuperação completa do paciente.
A terapia por ondas de choque pode ser uma ótima opção de tratamento para ambas as doenças. Ela tem efeito na diminuição da dor e na regeneração dos tendões.
O procedimento cirúrgico só é recomendado nos casos graves, onde o tratamento conservador não tenha obtido resultados.
Como prevenir a bursite e a tendinite?
A prevenção da tendinite e da bursite consite em adquirir pequenos hábitos que podem melhorar e muito a qualidade de vida, são eles:
- Evitar movimentos repetitivos por longos períodos
- Alongar-se com frequência durante o dia
- Praticar exercícios com orientação profissional
- Alongar-se antes e depois de atividades físicas
- Procurar ter uma postura adequada
Quer aumentar sua qualidade de vida, evitar lesões, melhorar a postura e o condicionamento físico? O Instituto Liv é o lugar certo! Além de uma equipe médica com ortopedistas, reumatologista, médico do esporte, nutrólogo, entre outros, também temos em nossa estrutura fisioterapeutas, aula de Pilates, treinamento funcional e acupuntura! Vem pro Liv!