A dor de cotovelo é uma queixa muito comum entre aqueles que praticam esportes ou atividades físicas como tênis, natação, Crossfit, entre outros, que exijam movimentos repetitivos dessa articulação. Também é muito comum que pessoas sedentárias desenvolvam certas doenças nessa região devido a má postura e falta de flexibilidade e força muscular.
Neste post iremos elencar algumas das principais doenças que ocorrem no cotovelo e como tratá-las!
Tendinite
A tendinite é uma inflamação ou lesão nos ligamentos do cotovelo. Os tendões são estruturas pouco elásticas em comparação aos músculos. Também possuem menor resistência em relação aos ossos. Por isso, quando executamos atividades repetitivas que sobrecarregam os tendões, as lesões e inflamações costumam aparecer.
Principais sintomas: dor no tendão que pode irradiar para regiões próximas, perda de força e fadiga,inchaço e vermelhidão, fisgadas ao fazer algum movimento, dificuldade para se movimentar, formigamento, hipotrofia muscular em casos crônicos
Como tratar:
- Repouso com imobilização com o auxílio de tipóias, talas e até gesso.
- Compressas de gelo para os casos recentes ou compressas quentes para casos crônicos
- Uso de medicamentos analgésicos e antiinflamatórios
- Fisioterapia com foco em exercícios para melhorar a dor

Epicondilite lateral ou cotovelo de tenista
A epicondilite lateral ou “tendinite do tenista”é uma das principais causas de dor do cotovelo. O desconforto ocorre na lateral da articulação onde estão localizadas algumas saliências ósseas (epicôndilo lateral).
Principais sintomas: dor e sensibilidade no cotovelo, na parte mais externa que irradiam para os músculos, piora da dor ao fazer movimentos como abrir a porta, pentear o cabelo, escrever ou digitar,redução da força no braço ou no punho, o dificultado segurar objetos.
Como tratar:
- Repouso
- Antiinflamatórios e analgésicos
- Compressas de gelo
- Em alguns casos, infiltração de medicamentos no local
- Uso de órteses (apoios) para punhos e cotovelo
- Terapia por ondas de choque
- Fisioterapia para fortalecimento muscular
Epicondilite medial ou cotovelo de golfista
A epicondilite medial, também chamada de cotovelo do golfista, é um processo inflamatório que ocorre no tendão que liga o punho ao cotovelo. Semelhante a epicondilite lateral, essa lesão é causada por atividades que exigem movimentos repetitivos do punho.
Principais sintomas: dor, sensação de falta de força e formigamento.
Como tratar:
- Repouso
- Compressas de gelo local
- Uso de órteses para o punho
- Antiinflamatórios e analgésicos
- Terapia por ondas de choque
- Fisioterapia para fortalecimento muscular
Bursite
Após um trauma ou depois de alguns anos apoiando exageradamente o cotovelo, a bursa pode ficar inflamada. Bursa é uma espécie de almofada entre o osso e a pele que amortece os impactos.
Principais sintomas: cotovelo fica inchado. Se o processo for lento, pode ser uma bursite crônica. O local pode apresentar dor e sensibilidade. Se estiver quente e vermelho, pode ser sinal de infecção.
Com tratar:
- Repouso
- Compressas de gelo
- Ataduras elásticas em volta do cotovelo para diminuir o inchaço
- Aspiração do liquido acumulado na bursa
- Antiinflamatórios
- Infiltração de corticosteróide
- Remoção cirúrgica da bursa
Artrite
É o desgaste acompanhado de uma inflamação na articulação do cotovelo. Mais comum em pessoas acima dos 60 anos.
Pricipais sintomas: inchaço, rigidez, dores nas juntas e limitação de movimentos.
Como tratar:
- Medicamentos antiinflamatórios e analgésicos
- Fisioterapia
- Cirurgia quando a fisioterapia não obtêm resultados
Compressão do nervo ulnar
O nervo ulnar se inicia na região do ombro, passa pelo cotovelo e vai até o punho. Esse nervo, diferente de outros nervos, não possui um músculo que o proteja. Por essa razão, ele está mais exposto a lesões devido a traumas ou por ficarmos muito tempo na mesma posição. Outra causa comum é a síndrome do túnel cubital. Ela ocorre em consequência de outras doenças como a artrite reumatóide, que provoca uma compressão nesse nervo.
Principais sintomas: dor no braço, dormência e formigamento nas mãos. Nos casos de síndrome do túnel cubital pode haver fraqueza no braço e dificuldade de segurar objetos.
Como tratar:
- Antiinflamatórios
- Repouso
- Compressas de gelo
- Evitar ficar com o cotovelo dobrado
- Fisioterapia
Luxação no cotovelo:
A luxação no cotovelo ocorre após trauma ou queda com o cotovelo esticado. A força do impacto empurra o osso do cotovelo para fora.
Principais sintomas: dor intensa, dificuldade para se movimentar e inchaço.
Como tratar:
Em caso de luxação, o paciente deve recorrer ao pronto Socorro para ser atendido por um ortopedista. Na emergencia, o médico ira colocar o osso no lugar e usar medicação analgésica para a dor. Em alguns casos poderá aplicar anestesia local. Depois, uma série de exames sera solicitada para analisar a presença de fraturas ou outras lesões. A depender do resultado, tratamentos adicionais serão indicados.
Quando o cotovelo estiver completamente cicatrizado, deve-se fazer uma fisioterapia de reabilitação para que o paciente volte a ter uma movimentação normal.
Importante ressaltar que, em quaisquer um dos casos descritos acima, deve-se procurar um especialista, ortopedista ou reumatologista, para fazer o diagnóstico correto. O tratamento adequado precoce evita que as condições se desenvolvam e se tornem mais graves ou crônicas.
Está em busca de um lugar para tratar e previnir lesões e ainda melhorar oa qualidade de vida? O Instituto Liv é o lugar certo! Além de uma equipe médica com ortopedistas, reumatologista, médico do esporte, nutrólogo, entre outros.Também temos em nossa estrutura fisioterapeutas, aula de Pilates, treinamento funcional e acupuntura! Vem pro Liv!