O que é fascite plantar:
Causa mais frequente de dores no calcanhar, a fascite ou fasceíte plantar é uma inflamação de um tecido fibroso chamado de fáscia plantar. Esse tecido está localizado em toda a extensão da sola dos pés, do calcanhar aos dedos. Ele é essencial para andar, correr e impulsionar os passos, além de ser composto por gordura que ajuda a amortecer choques e manter a arcada plantar firme.
Quais as causas da fascite plantar?
As causas da fascite plantar ainda não foram completamente desvendadas. A dor forte, característica do transtorno, é provocada pelo estiramento excessivo da fáscia plantar ou pela repetição de pequenos traumas nessa estrutura.
A seguir alguns fatores de risco que podem desencadear a fascite plantar:
- Obesidade ou excesso de peso
- Uso do salto alto de forma contínua
- Uso inadequado de tênis em corredores e atletas
- Esportes ou atividades que impactam a região como correr, saltar, dança e ballet.
- Pessoas que permanecem longos períodos de tempo em pé;
- Idade ( comum a partir dos 40)
- Pé cavo ou pé chato
- Dificuldade na marcha
- Doenças inflamatórias sistémicas
Quais os principais sintomas?
Os sintomas mais comuns são dor no meio do calcanhar ao pisar no chão logo após acordar que tende a aliviar após dar os primeiros passos. A dor é agravada ao subir escadas ou ao permanecer de pé durante muito tempo. Durante o dia os sintomas melhoram ao caminhar e se agravam se o indivíduo ficar em repouso prolongado.
A seguir outros sintomas dessa patologia:
- Sensação de queimação na sola do pé
- Sensação de “areia”ao pressionar o local
- Edema (inchaço) no calcanhar ou tornozelo
Tratamentos:
A primeira recomendação é uma mudança de hábitos de vida. Redução do peso em caso de pessoas com excesso de peso ou obesidade. Também é necessário uma diminuição das atividades físicas e práticas esportivas com impacto na região.
Na fase aguda é necessário fazer repouso. Nessa etapa o ortopedista deverá recomendar tratamento medicamentoso com o uso de analgésicos e antiinflamatórios.Passado o período crítico, as caminhadas são recomendadas.
Palmilhas ortopédicas de silicone para a região do calcanhar ,podem ajudar a amortecer o impacto e reduzir a dor.
Num segundo momento as sessões de fisioterapia são indicadas com o objetivo de alongar a fascia plantar e os tendões.
Outra opção de tratamento é a terapia por ondas de choque. O procedimento é feito através de um aparelho que envia ondas acústicas em uma frequência determinada na sola do pé atingido. O efeito que essas ondas produzem no organismo, ajuda a aliviar diversos tipos de inflamações e a estimular a reparação de lesões nos tendões, músculos e ossos.
Cirurgia para fascite plantar
A cirurgia só é indicada para indivíduos refratários aos tratamentos conservadores. Isso ocorre em apenas 5% dos casos. Sempre em pacientes crônicos.
Exercícios para fascite plantar:
A seguir alguns exercícios para aliviar e alongar a fascia plantar que podem ser feitos em casa:
Exercício 1: Panturrilha (Gastrocnêmio/Sóleo)

Em um degrau , faça o movimento de subir na ponta do pé e descer com calcanhar para baixo. Execute os movimentos lentamente . Repita 3 séries de 10 a 12 vezes.
Exercício 2: fortalecimento flexores dos dedos dos pés

Na posição sentado, coloque uma faixa, ou toalha embaixo do pé e vai puxando a com a ponta dos dedos do pé. Repetir 3 séries de 10 a 12 repetições de cada pé.
Exercício 3: Fortalecimento de flexores plantar

Com a perna esticada e com o tornozelo a 90 °, coloque a faixa ou a toalha na ponta dos dedos e segure firme com a mão, criando uma resistência. Flexione a ponta dos dedos para baixo e retorne para a posição inicial.Realizar 3 séries de 10 a 15 repetições cada pé.
Exercício 4: exercício para relaxamento e alívio da tensão muscular

Coloque uma bolinha em baixo do pé, pode ser de tênis , e a pressione por 30 segundos e relaxe. Repetir 3 vezes em cada pé .
Na mesma posição do exercício anterior , levar a bolinha para frente (até ponta dos dedos) e para trás ( até o calcanhar ), passando por todo o pé. Realizar 3 séries de 10 a 15 repetições cada pé.
O mesmo movimento realizado com a bolinha, pode-se fazer com uma garrafa com água congelada, Rolando para frente e para trás. O gelo também ajuda na redução da dor.
Caso a dor não melhore, procure um profissional especializado para indicar o melhor tratamento para o seu caso.
Se você está em busca de um lugar para tratar da fascite plantar, previnir outras lesões e ainda melhorar a qualidade de vida, você precisa conhecer o Instituto Liv! Além de uma equipe médica com ortopedistas, reumatologista, médico do esporte, nutrólogo, entre outros, temos em nossa estrutura fisioterapeutas, aula de Pilates, treinamento funcional, acupuntura e massagem desportiva!