Treinamento funcional: o que é?
Treinamento funcional é uma modalidade de exercícios embasada em movimentos cotidianos como agachar, girar, empurrar, correr ou pular.
O intuito dos exercícios do treinamento funcional é conferir condicionamento físico, agilidade, resistência e força. Com isso, o praticante desenvolve capacidades funcionais necessárias para atividades diárias ou para a prática de um esporte específico.
Como é uma aula de treinamento funcional?
O treinamento funcional atrai muitos alunos por ser bastante dinâmico e divertido.
A aula é realizada no formato de circuitos de exercícios pré-determinados de acordo com o objetivo do aluno. Pode ser feito em grupos de pessoas com objetivos semelhantes ou individualmente.
Os exercícios utilizam o peso do próprio corpo e desenvolvem diversas aptidões físicas de uma vez. A prioridade do treino funcional é trabalhar os grupos musculares que participam do equilíbrio do corpo.
Acessórios do treinamento funcional
Apesar do treino funcional dispensar o uso de equipamentos mecânicos, alguns acessórios são necessários para impulsionar os resultados:
Escada para treino funcional: estimula a coordenação motora com exercícios de descolocamentos diagonais, frontais, laterais e posteriores. Auxilia ainda no aumento da frequência cardíaca.
Kettlebell: peso de ferro com uma alça para segurar. Utilizado em exercícios para melhorar a execução de movimentos. Útil na promoção da estabilização, coordenação motora, mobilidade, força e outros desequilíbrios do corpo. Aumenta a hipertrofia e a definição muscular.
Corda Naval: usada em exercícios que ativam membros superiores, inferiores e o core.
Rolo de liberação miofacial: utilizado antes e depois dos treinos com finalidade terapêutica. Ajuda a liberar a tensão muscular e aumenta o fluxo sanguíneo, o que proporciona o crecimento dos músculos.
TRX: sigla para Total-body Resistance Exercise ou Exercício de Resistência do Corpo Inteiro. É uma fita de suspensão que possibilita a execução de uma enorme variedade de exercícios de resistência.
Trenó ou dog sled: carrinho com apoio para as mãos para movimentos de puxar e empurrar. Permite colocar pesos para aumentar o desafio. Excelente para o fortalecimento cardiorespiratório e de membros inferiores. Ativa a região dorsal do corpo.

Benefícios do treinamento funcional
Por ser bastante completo e trabalhar o corpo inteiro, o treinamento funcional proporciona inúmeros benefícios:
Tonificação muscular
Os exercícios do treino funcional trabalham grupos musculares e não apenas um músculo isoladamente. Dessa forma, fortalece os músculos do corpo todo de maneira mais satisfatória do que na musculação, por exemplo.
Acelera o emagrecimento
Se você quer perder peso e busca uma atividade física, o treinamento funcional pode ser uma ótima opção. Uma aula pode queimar até 1000 kcal se os exercícios forem selecionados para perder gordura corporal.
Fortalecimento do core
Um dos princípios do treinamento funcional é trabalhar o conjunto de músculos do centro do corpo formado pela região abdominal, lombar, pélvica e do quadril. Esses músculos constituem o que chamamos de “core”. Com esses músculos fortes, o praticante ganha equilíbrio, melhora a postura e protege a coluna, favorecendo a execução dos movimentos com maior eficácia.
Desenvolve a capacidade cardiorrespiratória
Os exercícios funcionais incluem correr, pular, entre outros movimentos que melhoram a capacidade cardiorrespiratória. Com isso, os benefícios se multiplicam. Uma boa capacidade cardiorrespiratória evita doenças como hipertensão e diabetes, controla o colesterol, o triglicérides, aumenta a densidade dos ossos e melhora a performance dos atletas.
Hipertrofia
A metodologia do treinamento funcional inclui princípios como volume, intensidade e sobrecarga. Se o desejo for a hipertrofia muscular será feito um trabalho neuromuscular durante o treino funcional com cargas específicas e, claro, os cuidados devidos com a coluna para evitar lesões.
Confere flexibilidade ao corpo
Os movimentos no funcional são trabalhados com amplitude extrema para desenvolver a flexibilidade e o alongamento muscular. Num curto prazo, um corpo flexível e alongado proporciona maior conforto nas atividades diárias e evita uma série de problemas ortopédicos como as lombalgias.
Treinos dinâmicos
O funcional oferece uma ampla variedade de exercícios, o que é um grande atrativo para aqueles precisam de uma motivação maior para dar continuidade à prática de uma atividade física.
Melhora a qualidade de vida
Assim como toda atividade física, o treinamento funcional faz o organismo produzir homônios como a serotonina, endorfina e dopamina, que melhoram o humor, previnem a depressão e diminuem o estresse e a ansiedade.
Quem pratica treino funcional pode ter uma melhora sensível na qualidade de vida, mas é importante ter alguns cuidados:
- Comece aos poucos e treine em dias intercalados para dar o tempo de recuperação muscular.
- Antes de iniciar procure um médico e faça exames para avaliar a saúde do coração
- Faça os treinos com o acompanhamento de um profissional capacitado
- Caso sinta alguma dor ou incômodo, converse com seu professor e reavalie seu treino.
No Instituto LIV você encontra uma equipe de profissionais capacitados para um treinamento funcional eficiente e seguro. Contamos ainda equipe médica multidisciplinar que inclui ortopedistas, cardiologista, médico do esporte, nutrólogo e nutricionista, entre outras especialidades para acompanhar você de perto!
Agende uma aula experimental!
Venha pro LIV e tenha mais qualidade de vida e saúde!