O método Pilates, criado pelo alemão Joseph Pilates no início do século passado, é praticado no mundo todo por alunos que buscam uma atividade que alie benefícios para a saúde física e mental. A técnica é indicada tanto para quem quer curar alguma lesão ou para quem quer prevení-las! Mas o que muita gente ainda tem dúvidas é sobre qual modalidade do Pilates deve escolher: Pilates aparelhos ou Pilates solo?
Neste post vamos responder essa dúvida e explicar as diferenças entre esses dois tipos de Pilates!
O que é Pilates?
Pilates é um método composto por um conjunto de exercícios que têm como objetivo a melhora da mobilidade, a reeducação dos movimentos, a consciência corporal e o aperfeiçoamento da postura a partir do desenvolvimento de músculos alongados e tonificados.
Para conceber a técnica, Joseph Pilates misturou diversos conhecimentos em anatomia e medicina tradicional chinesa com práticas como yoga, kung fu, boxe, entre outros esportes, com o intuito de tratar doenças como raquitismo e asma que ele próprio teve em sua infância.
O resultado foi o surgimento da “contrologia”, uma espécie de mãe do Pilates que foi colocada em prática em feridos da primeira Guerra, obtendo os efeitos que Joseph desejava.
Princípios do Pilates
O método Pilates possui 6 princípios básicos com a proposta de conectar o corpo e a mente.
- Controle dos movimentos
- Precisão
- Centro
- Fluidez
- Respiração
- Concentração
Como é o Pilates solo?
No Pilates solo, os exercícios são feitos sobre uma esteira ou tapete, utilizando somente o peso do corpo, o que exige maior concentração e força. Essa modalidade tem a vantagem de poder ser feita em qualquer lugar, contando com o auxílio de acessórios simples como bola e faixa de elástico.
Para quem é indicado?
O Pilates solo exige uma maior flexibilidade, força muscular, consciência corporal e equilíbrio por parte do aluno, justamente pelos exercícios utilizarem somente o peso do corpo. No entanto, pode ser praticado por todos os níveis de aluno, do iniciante ao avançado. Apenas a aula deverá ser direcionada com exercícios adequados para o condicionamento do aluno.
Acessórios do Pilates solo
Os principais acessórios do Pilates solo são:
Bola de Pilates:
A bola te Pilates é um dos acessórios mais comuns e versáteis. É bastante usada em exercícios de força e equililíbrio corporal. Seu tamanho varia de acordo com a altura do praticante.
Faixa elástica
Item básico para qualquer aula de pilates solo. São utilizadas para alongamentos e exercícios de resistência e força.
Faixa elástica com pegada
Esse acessório é bastante eficaz no fortalecimento da musculatura superior do corpo. O praticante prende uma das alças com um dos pés e com a outra faz exercícios de tensão com os braços.
Bosu ou meia bola
Um dos acessórios mais usados, o bosu pode ser utilizado em ambos os lados. Como um dos lados é instável e o outro é estável, a forma de uso depende do tipo de exercício.
Flex ring:
Anel em formato circular e dois apoios laterais para mãos ou pernas, é um dos originais da modalidade, idealizado por Joseph Pilates. Nos exercícios, ao puxá-lo ou fazer pressão, proporciona uma leve resistência, promovendo o fortalecimento muscular.
Barra emborrachada com peso
Semelhante a um halter porém mais confortável no manuseio e proporciona um uso com maior segurança. É bastante utilizada para o fortalecimento das musculaturas das costas, peitoral e das pernas.
Meia lua
Plataforma alcochoada e curva. Auxilia na execução de alguns movimentos, como os que ajudam no fortalecimento dos músculos abdominais.
Roda de exercícios:
A roda de exercícios atua de forma intensa nos músculos abdominais e lombares, que ajudam na estabilização da coluna.
Como é o Pilates com aparelhos?
Nas aulas de Pilates com aparelhos, as posturas são desenvolvidas em equipamentos criados por Joseph Pilates especificamente para a prática. Esses dispositivos possuem molas, que podem ser utilizadas com duas finalidades: oferecer resistência na hora de executar os movimentos, aumentando assim sua dificuldade, ou servindo como um auxilio para realizar os exercícios, facilitando a prática para o aluno. A escolha do uso das molas deverá ser definida de acordo com as limitações e necessidades de cada praticante.
Para quem é indicado?
Todo tipo de aluno pode se beneficiar da prática com aparelhos. No entanto, para pessoas com lesões ou idosos com mobilidade reduzida, o pilates com aparelhos é mais adequado por contar com o suporte das molas e menor impacto nas articulações.
Aparelhos do Pilates
Os aparelhos mais importantes são:




Conclusão: Pilates aparelhos ou Pilates solo?
Como vimos as duas práticas podem ser adaptadas de acordo com o condicionamento físico do aluno. A sugestão é testar as duas modalidades para saber em qual delas o aluno se sente melhor. Uma boa conversa com o fisioterapeuta, ajudará a definir os objetivos e os exercícios a serem executados. Para aqueles que precisam se recuperar de lesões, a sugestão é iniciar com o Pilates aparelhos e passar para o Pilates solo depois da recuperação, caso esse seja o desejo do aluno!
Está em busca de mais saúde, qualidade de vida e bem-estar? No Instituto LIV temos uma equipe de fisioterapeutas especializados em Pilates prontos para te atender. Nossas turmas são reduzidas ou individuais para que você receba a atenção que merece e um atendimento personalizado de acordo com os seus objetivos.
Nossos equipamentos e materiais são da mais alta qualidade para que você execute todos os movimentos com a máxima segurança. Além disso, temos uma equipe de médicos ortopedistas especializados nas mais diversas áreas e outros especialistas como médico do esporte, nutricionista, geriatra, nutrólogo, cardiologista e endocrinologista