O corpo da mulher passa por inúmeras alterações durante os 9 meses de gestação até o pós-parto. Quando a gestante não tem o hábito de praticar atividades físicas, o corpo pode não estar bem preparado para essas transformações. Por isso, passar por essa etapa da vida de maneira tranquila e confortável pode ser um desafio e tanto.
As mudanças vão desde enjôos, aumento de peso, dores na lombar, cãibras, inchaço nas pernas e pés, até oscilações de humor, decorrentes das flutuações hormonais, incluindo insônia, ansiedade e irritabilidade.
Por que o Pilates?
O Pilates é uma modalidade que busca o equilíbrio entre corpo e mente e, por isso, pode ser uma ótima atividade física para mulheres grávidas e até para aquelas que acabaram de ter filhos.
Além disso, a prática de uma atividade física completa como o Pilates durante a gestação pode auxiliar num parto mais saudável e tranquilo.

Cuidados na prática de Pilates para gestantes
Um dos cuidados deve acontecer já na escolha do professor de Pilates. É preciso que ele conheça as alterações que acontecem no corpo da mulher em cada fase da gestação. Isso irá impactar na escolha dos exercícios e nos cuidados com o corpo de acordo com as limitações físicas que vão aparecendo com o desenvolvimento do bebê.
Outro ponto de atenção é o hormônio relaxina. Desde o início da gestação o corpo da mulher produz essa substância para ajudar no processo de acomodação do bebê e facilitar na hora do parto.
No entanto, a relaxina provoca uma instabilidade nas articulações e um afrouxamento dos ligamentos. Por isso, deve-se evitar exercícios com risco de queda. Esse cuidado é necessário mesmo nos casos em que a gestante está acostumada à prática de exercícios.
Em geral, o Pilates é recomendado já para o segundo trimestre da gestação. De qualquer forma, tanto para as futuras mamães ativas quanto para as sedentárias, é importante passar por avaliação médica. Em casos de comorbidades como hipertensão, doenças cardíacas ou pulmonares pré-existentes, descolamento de placenta, diabetes gestacional, risco de aborto e gravidez de alto risco, uma atividade física pode ser contraindicada.
Benefícios do Pilates para gestantes
Os benefícios do Pilates para o corpo da mulher gestante são muitos:
Equilíbrio corporal:
Proporciona um alinhamento e um equilíbrio corporal, distribuindo regularmente o peso que aumenta durante a gestação e sobrecarrega a coluna, gerando dores na lombar e outros desconfortos, como dificuldade para se movimentar e até insônia.
Fortalecimento do assoalho pélvico
O Pilates tem como princípio o fortalecimento do core ou power house. Essa região é composta por um conjunto de músculos abdominais que começa abaixo das costelas e vai até a parte inferior da pelve. Durante a prática do Pilates esses músculos permanecem ativados.
O assoalho pélvico fortalecido previne a incontinência urinária e das fezes, auxilia na sustentação dos orgãos e na hora do parto.
Equilibra as emoções
Auxilia no controle hormonal pois preconiza o equilíbrio entre corpo e mente. Hormônios como a relaxina auxiliam no processo de acomodação do bebê, porém, causam instabilidade nas articulações e frouxidão ligamentar além de oscilações no humor.
Melhora a respiração
Os exercícios do Pilates ensinam a respirar melhor, de maneira profunda e controlada. Esse benefício pode ser importante para a hora das contrações e do próprio parto.
Aumenta a disposição
Melhora a qualidade do sono e do humor, o que consequentemente aumenta a energia diária.
Condicionamento físico
Aumenta a resistência física e tonifica os músculos, promovendo maior agilidade para as tarefas do dia-a-dia.
Controle do peso
Durante a gravidez é comum a mulher ganhar muitos quilos extras por conta do aumento do apetite. O Pilates ajuda a queimar calorias e, junto com uma alimentação cuidadosa, pode evitar o ganho de peso em excesso.
Melhora na circulação
Os exercícios são dinâmicos e de baixo impacto, por isso melhora a circulação sanguínea e previne câimbras e inchaços sem prejudicar as articulações.
Rápida recuperação pós-parto
O Pilates trabalha o corpo de maneira global, por isso pode ajudar a mulher a recuperar a forma em menos tempo.
No Instituto LIV temos uma equipe de fisioterapeutas especializados em Pilates prontos para te atender. Nossas turmas são reduzidas ou individuais para que você receba a atenção que merece e um atendimento personalizado de acordo com a fase da gestação.
Contamos ainda com equipe médica especializada para que a gestante não precise se deslocar em caso de necessidade de um médico.
Nossos equipamentos e materiais são da mais alta qualidade para que você execute todos os movimentos com a máxima segurança.
Possuimos serviço de valet com estacionamento no local para que a gestante faça sua atividade física com todo conforto.
Agende uma aula experimental ! Vem pro LIV!