Os exercícios do Pilates são bastante conhecidos por proporcionarem a melhora da mobilidade, da postura e também por reabilitar indivíduos que sofrem com problemas na coluna. Mas se você não apresenta nenhuma patologia e está em busca de uma atividade física de baixo impacto, que proporciona um emagrecimento e um abdômen definido, o Pilates é a modalidade certa!
Para entender melhor como os exercícios do Pilates podem promover um abdômen tonificado, vamos listar abaixo alguns dos benefícios dessa técnica que juntos, ajudarão você a ter o corpo que deseja:
Perda de peso ou da gordura corporal
Assim como toda atividade física, quando praticada com frequência, o Pilates favorece o gasto calórico. Ocorre então uma diminuição de gordura do corpo e, consequentemente, do abdômen, além do aumento da massa magra. Por isso,o corpo inteiro fica em forma, inclusive a região abdominal.
Vale lembrar que, para que os efeitos sejam percebidos, é necessário que o aluno adote hábitos alimentares saudáveis. A ingestão de açúcares e carboidratos deve ser substituída por verduras, legumes, carnes magras e carboidratos complexos.
Para aqueles que têm dificuldade para seguir dietas sozinhos, é importante ter o acompanhamento de uma nutricionista para recomendar o melhor programa alimentar para seu caso.
Correção da postura e fortalecimento do core
Um dos princípios do Pilates é o fortalecimento do core. Conhecido como o centro de força, o core é composto pelo conjunto dos músculos abdominais. Esse grupo muscular funciona como uma estrutura de suporte, responsável pela sustentação da coluna e órgãos internos. O trabalho intenso desses músculos, ajuda na definição do abdômen e a consequente perda de gordura na região da barriga.
Além disso, ao fortalecer essa musculatura ocorre uma estabilização da coluna e um realinhamento postural. Uma postura alinhada, deixa o corpo alongado e a barriga mais reta.
Tonifica os músculos do corpo todo
O Pilates trabalha quase todos os grupos musculares durante os exercícios. O resultado é uma tonificação dos músculos e uma melhora da flexibilidade. Perde-se gordura e ganha-se massa magra. O corpo fica mais definido e ocorre uma redução de medidas, inclusive do abdômen.
Vamos agora dar alguns exemplos de exercícios do Pilates clássico que contribuem para um abdômen definido:
The Hundred
Favorece a tonificação do abdômen, fortalecimento do core, reeducação postural.
1) Deite com o corpo inteiro apoiado no chão e mantenha o olhar em direção ao teto (foto1).
2) A coluna lombar deve estar fora do apoio no sacro. Deixe as pernas unidas .
3) Eleve o tronco tirando os ombros e braços do solo, ao mesmo tempo eleve as pernas.
4) Segure na posição e balance os braços para cima e para baixo em movimentos curtos.
5) Faça 5 movimentos inspirando e 5 movimentos expirando .
Double Leg Stretch
1) Com o tronco e a cabeça flexionados, estenda os braços acima da cabeça , e simultaneamente estenda as pernas.
2) Flexione os joelhos ( dobre as pernas ) e agarre as pernas pelo lado de fora , em direção aos tornozelos. Realize 10 repetições.
Roll up
– Oferece benefícios de mobilidade articular da coluna lombar e controle do abdômen.
1) Deite com as pernas e os braços esticados.
2) Ao expirar faça uma flexão da coluna lombar, mobilizando vértebra por vértebra, levando as mãos em direção aos pés.
3) Na volta do movimento, encaixe o queixo no peito e desça lentamente, sem pressa, vértebra por vértebra , até chegar na posição inicial .
4) Realize de 10 a 15 repetições, sempre respeitando seu limite.
Abdômen Inferior
1) Deite-se e apoie-se sobre os cotovelos, mantendo a cervical e ombros neutros,
2) Com a bola entre os calcanhares, desça e suba com as pernas esticadas , sem deixar que os pés encostem no solo.
3)Realizar de 10 a 15 repetições
Abdominal oblíquo alternado com pernas estendidas
1) Deite-se com a coluna apoiada no chão
2) Com uma perna esticada e a outra com o joelho dobrado a 90 °. Mão na nuca , cervical e ombros neutros.
3) Gire o tronco, ou seja, cotovelo direito no joelho esquerdo, e cotovelo esquerdo no joelho direito, em uma elevação de tronco de uns 45°.
4) Realizar de 15 a 20 repetições.
Ao realizar com frequência esses exercícios é possível alcançar bons resultados. No entanto, se você não está habituado a se exercitar sozinho, procure um fisioterapeuta especializado em pilates para te orientar. Fazer exercícios sem conhecimento prévio ou acompanhamento profissional pode ocasionar lesões.
No Instituto LIV temos uma equipe de fisioterapeutas especializados em Pilates prontos para te atender. Nossas turmas são reduzidas ou individuais para que você receba a atenção que merece e um atendimento personalizado de acordo com os seus objetivos.
Nossos equipamentos e materiais são da mais alta qualidade para que você execute todos os movimentos com a máxima segurança.
Além disso, temos uma equipe de médicos ortopedistas especializados nas mais diversas áreas e outros especialistas como médico do esporte, nutricionista, geriatra, nutrólogo, cardiologista e endocrinologista.