O que é tendinite calcária?
A tendinite calcária ou calcárea é um tipo de tendinite que ocorre geralmente no ombro devido a deposição de cálcio no tendão. Essa condição é mais comum em indivíduos a partir dos 40 anos, principalmente em mulheres. Em parte dos casos, o corpo reabsorve os cristais de cálcio, não sendo necessário nenhum tratamento. Em outros, é necessário partir para tratamentos conservadores como a fisioterapia.
Quais as causas da tendinite calcária?
As causas da tendinite calcária ainda não foram identificadas, poré, sabe-se que pode ocorrer em pacientes que tiveram uma tendinite prévia no local, juntamente a uma diminuição da vascularização do tendão atingido. Alterações na tireoide e do metabolismo do estrogênio também podem favorecer a sua formação.
Quais os sintomas ?
A intensidade dos sintomas da tendinite calcária está relacionada com a quantidade de cálcio que está depositada nos tendões. Como a calcificação pode levar meses, no início os sinais são menos intensos, como dor leve e desconforto, muito parecido com a tendinite comum.
Uma dor súbita e intensa pode ocorrer na fase chamada de reabsorção, quando parte ou a totalidade do cálcio é absorvida pelo organismo. Nessa etapa ocorre uma dor intensa, inflamação, dificuldade para se movimentar e também diminuição da amplitude do movimento.
Como nem todos os pacientes passam pela etapa de reabsorção, os sintomas da tendinite calcárea podem permanecer por período indeterminado, caso não seja tratada adequadamente.
Como é feito o diagnóstico?
Somente o exame clínico não é suficiente para determinar se o paciente tem tendinite calcárea. É preciso realizar exames de imagem como o raio-x, por exemplo, onde é possível ver as formações de cálcio sobre os tendões. Dessa forma, é possível ter a certeza do diagnóstico e descartar outras complicações.
Quais os tratamentos da tendinite calcária?
O tratamento muda de acordo com a fase em que o paciente se encontra. Na fase de dor aguda, quando ocorre a reabsorção do cálcio, é preciso tratar a dor para melhorar a qualidade de vida do indivíduo. Nessa etapa são receitados analgésicos e antiinflamatórios potentes. Outro tratamento bastante eficiente é a infiltração de analgésicos e corticoides no local da dor. A dor alivia imediatamente após a aplicação. A única observação é que a infiltração não pode ser feita mais que duas vezes ao ano.Também é possível fazer uma barbotagem, ou seja, um procedimento que consiste em uma lavagem da região. Todos esses tratamentos apresentam ótimos resultados na redução da dor.
Em paciente que não obtém resultados com os tratamentos citados, parte-se para uma cirurgia. O procedimento cirurgico nesses casos consiste na raspagem do local que se encontra calcificado, retirando completamente a calcificação.
Nas outras etapas, quando a dor é menos intensa, o tratamento recomendado é semelhante aos indicadas pra outros tipos de tendinite que é através da fisioterapia.
Fisioterapia para tendinite calcária:
No início o fisioterapeuta irá utilizar compressas quentes e alguns equipamentos como o TENS e o ultrassom para controlar a dor e permitir uma maior mobilidade do paciente.
O ultrassom, mais especificamente, pode contribuir para a reabsorção do cálcio, pois aumenta a temperatura, melhorando a circulação sanguinea.
Passado o periodo crítico de dor, exercícios de alongamento e fortalecimento muscular são indicados. O número de sessões irá depender do desenvolvimento de cada um.
Importante ressaltar que o repouso deve ser seguido de acordo com a orientação do médico. Inatividade em excesso pode piorar o quadro de tendinite ou levar a um quadro de atrofia muscular.
Terapia por ondas de choque
A terapia por ondas de choque é uma técnica ortopédica e
fisioterapêutica que pode ser utilizada no tratamento da tendinite calcárea.
O equipamento emite ondas que promovem a
ativação do metabolismo tecidual. Desta forma, pode ser utilizado no tratamento
de tendinite com ou sem calcificação, assim como outras lesões.
A terapia por ondas de choque promovem os
seguintes benefícios:
Reduz a inflamação no local, aliviando inchaço e
dor
Estimula a formação de novos vasos sanguíneos, o
que facilita a reparação a reabsorção da calcificação
Aumenta
a produção de colágeno: essencial na manutenção de músculos, ossos e tendões.
Para a maioria dos casos, recomenda-se de 3 a 10
sessões, com duração de 5 a 20 minutos para reduzir a dor e reparar a lesão.
Logo após a aplicação o paciente pode retornar para suas atividades cotidianas!
Quer aumentar sua qualidade de vida, tratar e previnir lesões e melhorar o condicionamento físico? O Instituto Liv é o lugar certo! Além de uma equipe médica com ortopedistas, reumatologista, médico do esporte, nutrólogo, entre outros, também temos em nossa estrutura fisioterapeutas, aula de Pilates, treinamento funcional e acupuntura! Vem pro Liv!