O que é?
Joelho varo ou “pernas de cowboy” é um desalinhamento dos ossos da perna, podendo ser a tíbia ou o fêmur. Essa condição, faz com que os joelhos fiquem afastados, mesmo com os tornozelos encostados. É o oposto do joelho valgo, onde os ossos da perna estão virados para dentro, forçando os joelhos a encostarem, formando um X.
Comum em bebês, a causa é principalmente de origem congênita. Porém, na maioria dos casos, pode desaparecer durante o crescimento da criança, sem precisar de qualquer tratamento. Nos poucos casos em que a condição permanece na fase adulta, é necessário o acompanhamento de um ortopedista. Caso o diagnóstico seja confirmado, deve-se investigar outras causas como o raquitismo e outras doenças subjacentes.

Causas
Embora boa parte das ocorrências tenha causa genética, o joelho varo pode ter outros fatores de risco:
- Andar precoce
- Frouxidão dos ligamentos
- Obesidade
- Raquitismo
- Acondroplasia
- Infecção nos ossos
- Tumores nos ossos
- Doença de Paget
- Doença de Blount
Outras doenças também podem ser consideradas causas ou consequências do joelho varo:
- Artrose no joelho
- Lesão no menisco
- Lesões ligamentares
- Fraturas
- Sintomas e consequências
O joelho varo quando é leve, pode ser assintomático e não prejudicar a qualidade de vida do indivíduo. Porém, nos casos graves em que o paciente não é tratado, pode ocorrer problemas como:
- Dor e desgaste na parte interna do joelho
- Ligamentos alongados na parte externa do joelho e encurtados na parte interna
- Estabilidade do joelho prejudicada devido a alteração na força dos músculos da região
- A má distribuição das forças pode forçar outras articulações, causando dor, principalmente na lombar e membros inferiores.
Diagnóstico
Além do exame clínico em consulta, o ortopedista poderá solicitar alguns exames para descartar outras lesões e doenças. A radiografia geralmente é solicitada para confirmação de artrose e outros desgastes. A ressonância magnética ajuda a diagnosticar possíveis lesões de ligamentos ou no menisco. Já a radiografia panorâmica, ajuda na avaliação do grau de desalinhamento dos ossos, qual osso foi acometido e se é necessário um procedimento cirúrgico.
Tratamentos
O tipo de tratamento indicado para joelho varo irá depender da causa e do grau da deformidade. Quando o quadro é leve a moderado, simétrico e indolor e sem lesões associadas, como é a maioria dos casos, deve simplesmente ser acompanhado por um especialista. Vale ressaltar que para pacientes obesos é recomendado a perda de peso para não ocorrer um agravamento.
Em caso de dor e outras doenças associadas, existem as seguintes opções de tratamento:
Fisioterapia:
É indicado para casos fisiológicos, ou seja, sem doença associada, ou quando o paciente apresenta acondroplasia. O objetivo é fortalecer os músculos com exercícios que favoreçam o alinhamento da perna. Os exercícios indicados são os para fortalecer glúteos, laterais e parte de trás da perna.
Suplementação
A suplementação de cálcio e vitamina D é indicada para os pacientes de raquitismo, que possuem deficiência desses elementos. Tratando a causa do joelho varo, pode-se corrigir essa deformação.
Reeducação Postural Global ( RPG)
O RPG trabalha cadeias musculares em diferentes posturas, visando o alongamento e o reequilíbrio do corpo. Por isso, é bastante eficiente para distúrbios nas articulações como no caso do joelho varo.
Pilates
Se não tiver nenhuma doença associada, o Pilates, assim como a fisioterapia, ajuda no fortalecimento dos músculos, contribuindo para o alinhamento dos ossos da perna.
Órteses
As órteses e palmilhas podem ser indicadas nos casos associados à dor e à artrose na parte interna do joelho, mais com o objetivo de melhorar a dor do que de evitar a evolução da deformidade.
Cirurgia
A cirurgia é recomendada para os paciente que possuem mobilidade comprometida. O procedimento consiste na quebra do osso (osteotomia) com o objetivo que reposicioná-lo. Ao fixar o osso, são utilizados parafusos e uma placa de metal. Esse tipo de cirurgia tende a ter melhor resultado no paciente mais jovem e ativo.
Para os pacientes que apresentam artrose de joelho, essa cirurgia pode ser bastante benéfica. A artrose não é curada, mas a sua evolução pode ser adiada. Suspendendo, mesmo que temporáriamente, a necessidade de uma prótese de joelhos.
Prótese
A prótese de joelhos é indicada pra pacientes idosos. Esses casos não obtém o resultado desejado com a osteotomia, pois o acometimento da articulação é global. A prótese então, além de ser uma saída definitiva, também interrompe os sintomas da artrose, muito comum nesses quadros.
No Instituto Liv você encontra uma equipe de ortopedistas especializados que irá tratar de você da melhor maneira possível. Em nossa estrutura contamos ainda com um time de fisioterapeutas altamente capacitados para sessões de fisioterapia, aulas de Pilates e Reeducação Postural Global. Tudo que você precisa num único lugar!