O que é joanete?
Joanete é uma protuberância óssea que se forma, na maioria dos casos, na lateral do dedão do pé. Essa deformidade é muito comum em adultos, principalmente mulheres, e começa a se manifestar a partir dos 20 anos de idade.
Em geral, afeta somente um dos pés e não tem relação com atividade profissional ou prevalência para pessoas que sejam destras ou canhotas. Sabe-se que o uso de salto alto ou sapatos de bico fico contribui para o agravamento do quadro.
Os indivíduos com joanete podem sentir muita dor ao caminhar ou ao usar sapatos inadequados.
Tipos de joanete
Existem dois tipos de joanetes:
Hallux valgus
Quando a alteração aparece na lateral do dedão do pé. Essa deformidade, na verdade, representa um desalinhamento da articulação e, em alguns casos, a formação óssea adicional.

Joanete Sastre ou bunionette:
Essa saliência se forma na lateral do dedo mínimo ou mindinho do pé. Situado na altura da articulação, na base do dedo, provoca um desvio, fazendo com que o dedo fique entortado para a direção interna do pé.

Causas
O que se sabe é que a joanete pode ser resultado de uma biomecânica anormal do pé. A instabilidade nas articulações , principalmente nas duas onde o joanete ocorre, desencadeia a deformação.
É possível que exista uma predisposição genética para que a função anormal do pé ocorra. Doenças preexistentes, como as auto-imunes e metabólicas ( artrite reumatóide e gota) e as neurológicas ( acidente vascular cerebral e paralisia cerebral, por exemplo) podem ser fatores de risco.
Pacientes com alterações como entorses, fraturas, lesões e distúrbios neuromusculares também podem desenvolver joanetes.
Outras variações anatômicas como pé plano valgo, primeiro metatarso curto ( osso localizado na região anterior do pé) ou em varo, flacidez ligamentar, largura do antepé também podem provocar o aparecimento do problema.
Estudos indicam que o uso de sapato alto e sapato de bico fino por mulheres pode ser um fator de risco para o surgimento de joanete. Isso explicaria também a incidência dez vezes maior nessa população do que em homens.
Principais sintomas
O joanete se manifesta primeiramente com dor na articulação ao usar sapatos apertados ou, no caso das mulheres, de salto alto. Em seguida, pode haver um aumento progressivo da dor acompanhada de inchaço e vermelhidão na área da articulação acometida. Com isso, é possível que o paciente tenha dificuldade para se movimentar.
Joanete tem cura?
Sim, o joanete pode ser curado. Porém, a cura ou não, irá depender das particularidades de cada paciente. Fatores como idade, estilo de vida e estado de saúde como um todo, podem influenciar no prognóstico ou na escolha do melhor tratamento, que pode ser conservador ou cirúrgico.
O tratamento conservador não corrige a deformidade, o intuito é a melhora dos sintomas. Já o procedimento cirúrgico permite recuperar o alinhamento da articulação, eliminando os sintomas de vez.
Tratamentos
O tratamento para joanete só é recomendado quando o paciente sente muita dor e desconforto. Conviver com os sintomas, além de ser muito desagradável, pode levar ao desenvolvimento de outros problemas como alterações na pisada que podem causar desvios e dores na coluna.
Nos casos em que existe indicação de tratamento, estes variam de acordo com a gravidade . Entre os tratamentos conservadores estão os seguintes:
Medicação
Antiinflamatórios em forma de comprimidos ou pomada poderão ser prescritos pelo médico para aliviar os sintomas de dor e inchaço. Em alguns casos mais agudos, pode ser recomendado o uso de uma injeção de cortisona para diminuição da dor.
Fisioterapia
A fisioterapia contribui através de exercícios específicos para dor e inflamação. Também auxilia no fortalecimento da musculatura e alinhamento das articulações.
Terapia por ondas de choque
É um recurso tecnológico não invasivo utilizado na fisioterapia. O procedimento é feito através de um aparelho que envia ondas acústicas em uma frequência determinada no local do corpo onde é aplicado. Esse tratamento ajuda a aliviar diversos tipos de inflamações e de dores crônicas.
Órteses
O uso de palmilhas, separadores de dedo e protetores de joanete ajudam no alívio dos sintomas. Esses acessórios podem ser encontrados em farmácias e em lojas de artigos ortopédicos.
Algumas talas ou corretores de joanete de uso noturno podem ajudar na progressão da doença. Ao pressionarem a articulação, impedem o desenvolvimento da deformidade e, assim, reduzem também a dor. Pode ser uma ótima opção para alinhar a articulação sem ter que passar por cirurgia.
Calçados
Os sapatos devem ser escolhidos de maneira a não acentuar o problema. Eles devem ser largos na frente e com uma sola de apoio que não aperte o pé. O uso de saltos altos não é aconselhado, pois pode agravar o quadro.
Cirurgia para joanete
A cirurgia só é recomendada quando a dor não melhora com os tratamentos conservadores.
Com as técnicas cirúrgicas existentes, é possível corrigir a deformação do pé. O tipo de procedimento é escolhido de acordo com o grau de gravidade do paciente.
Tratamentos caseiros
Alguns procedimentos podem ser feitos em casa para a melhora dos sintomas:
- Escalda-pé com água morna e um pouco de sal grosso para o inchaço
- Compressas de gelo várias vezes ao dia tem efeito analgésico
- Massagem com óleo de amêndoas para ativar a circulação
- Repouso com os pés para cima
- Exercícios de alongamento. Exemplo: coloque um elástico em volta dos dedos e faça um movimento para abrir e fechar.
No Instituto Liv você encontra uma equipe de ortopedistas especializados que irá tratar de você da melhor maneira possível. Em nossa estrutura contamos ainda com um time de fisioterapeutas altamente capacitados para sessões de fisioterapia, aulas de Pilates e Reeducação Postural Global. Tudo que você precisa num único lugar!