A articulação do joelho é demandada para quase todas as nossas atividades diárias, que vão de andar, correr, pular, agachar ou simplesmente permanecer em pé. Sua anatomia é uma das mais complexas do nosso corpo, sendo formada por três ossos principais ( fêmur, tíbia e patela), além de quatro ligamentos principais,meniscos e músculos.
Toda essa estrutura, apesar de parecer delicada, é capaz de suportar o peso do nosso corpo ereto sem contrações musculares, dependendo apenas dos ligamentos. Somente para os movimentos motores utilizamos as funções musculares.
As dores atrás dos joelhos podem estar relacionadas não só a doenças subjacentes mas também devido à atividades físicas intensas, sedentarismo, lesões dos ligamentos, distensões ou por passar muito tempo sentado em posição inadequada.
A seguir vamos falar das principais alterações que podem causar dor no joelho e como tratar:
Principais causas de dores atrás do joelho:
Tendinite ou bursite isquiotibiais:
A tendinite e a bursite isquiotibiais ocorrem na região posterior da coxa. A tendinite é uma inflamação dos tendões que prendem os músculos isquiotibiais e a bursite é uma inflamação das bursas, “ almofadas” com líquido lubrificante que tem a função de diminuir o impacto nas articulações.
Os sintomas de tendinite e bursite são semelhantes e independem da região: dores nos tendões ou bursas que podem irradiar para as proximidades, perda de força, fadiga, inchaço, vermelhidão, fisgadas ao se movimentar e formigamento.
Indivíduos que praticam corrida, vôlei e futebol – ou outros esportes que forçam os joelhos com saltos e corrida – podem desenvolver tendinite ou bursite isquiotibiais.
Obesos e/ou sedentários também estão propensos a adquirirem esse tipo de lesão.
Como tratar:
- Repouso de atividades físicas intensas
- Analgésicos e antiinflamatórios
- Compressas de gelo
- Alongamentos
- Fisioterapia
Cisto de baker
O cisto de baker é uma lesão benigna que aparece na região posterior dos joelhos de adultos. Tem a forma de um caroço, bem delimitado, com líquido sinovial em seu interior ( líquido responsável pela lubrificação das articulações).
Sua ocorrência é, em geral, em pacientes com mais de sessenta anos e com alguma doença degenerativa. Dependendo do tamanho, o cisto pode limitar a movimentação e causar dor.
Quando ocorre em pessoas jovens, é causado por excesso de atividade física que sobrecarregam o joelho.
Como tratar:
- Compressas de gelo
- analgésicos e antiinflamatórios
- Fisioterapia para fortalecimento muscular
- Drenagem do líquido em casos de dores intensas
- Cirurgia para casos refratários aos outros tratamentos
Artrose no joelho:
A artrose no joelho é um desgaste excessivo da cartilagem que reveste as extremidades dos ossos que compõem a articulação. Na maioria das vezes, é consequência de uma série de fatores que provocaram o desgaste da articulação durante a vida do paciente.
O sintoma predominante da artrose no joelho é a dor que surge ao se movimentar e que é aliviada quando em repouso.
Como tratar:
- Exercícios como caminhar ou andar de bicicleta para ajudar na perda de peso e fortalecimento muscular
- Pilates ou reeducação postural global. atividades de baixo impacto que ajudam na melhora da postura e mobilidade
- Fisioterapia para melhorar a dor e fortalecer a musculatura
- Injeções de ácido hialurônico: proporciona uma melhora do quadro por período limitado, podendo ser repetida após o retorno dos sintomas.
- Cirurgia: para casos de dores incapacitantes e sem resultado para os tratamentos conservadores
Lesão do menisco
A lesão no menisco é uma decorrência do desgaste de toda a articulação do joelho. Essa lesão é comum em atletas, pessoas com excesso de peso, e idosos. Pessoas com artrite, artrose ou outro problema que afete a articulação dos joelhos também apresentam esse tipo de complicação.
Como tratar:
Em casos leves é possível tratar com repouso, analgésicos e antiinflamatórios, além de compressas de gelo e repouso. A fisioterapia é uma ótima opção para fortalecer os músculos e atenuar os sintomas. A terapia por ondas de choque pode auxiliar na melhora da lesão.
Em casos graves, quando ocorre rompimento do menisco, a cirurgia deve ser feita imediatamente.
Como prevenir as dores atrás dos joelhos?
Controlar o peso durante a vida e evitar o sedentarismo é sempre recomendado para evitar doenças na região do joelho.
Para os praticantes de atividades que demandam da articulação do joelho como corrida e crossfit, por exemplo, é importante prestar atenção nos excessos. Modalidades complementares como a fisioterapia esportiva e o treino funcional podem ajudar a fortalecer a musculatura e evitar desgastes na articulação.
Em caso de dor é importante fazer repouso e procurar um ortopedista para um diagnóstico e tratamento adequados. Compressas de gelo e analgésicos ajudam quando a dor é aguda.
Preocupado com a saúde das articulações dos joelhos? O Instituto Liv possui um quadro completo de profissionais médicos composto por ortopedistas, médico do esporte, cardiologista, nutrólogo, nutricionista e ainda fisioterapeutas do esporte para te atender! Contamos com aulas de pilates, RPG e funcional! Vem pro Liv!