A ascensão do esporte é um fenômeno global. Milhões de pessoas de todos os países, idades e classes sociais se tornaram conscientes da necessidade de praticar um esporte para melhorar a saúde e o bem-estar. Embora seja benéfica, a prática pode causar alguns problemas. Por isso, a medicina do esporte está focada no estudo do impacto que os exercícios e modalidades esportivas causam no organismo, do ponto de vista físico, mental ou hormonal.

O médico do esporte tem três principais objetivos: orientar, prevenir e curar. De que forma?
Faz recomendações sobre nutrição e hábitos de vida saudáveis.
Adota medidas para diminuir os riscos de lesões ou problemas de saúde no futuro.
Realiza tratamentos para pequenas lesões, como estiramentos musculares ou entorses; tratamentos em médio prazo que exigem exercícios de reabilitação e tratamentos mais longos e complexos, onde se torna necessária uma terapia psicológica para complementar a reabilitação física ou até cirurgias. O objetivo é que o atleta volte a ter o rendimento ideal.

A medicina esportiva está destinada a diferentes níveis: aos atletas de elite, ao esporte escolar, ao esporte para idosos ou pessoas com deficiência.

No Instituto Liv o médico especialista na saúde dos esportistas está sempre em contato com outros profissionais, como fisioterapeutas, psicólogos do esporte e nutricionistas.