É uma técnica que auxilia na prevenção das lesões e na diminuição das tensões musculares de atletas profissionais e amadores. A massagem desportiva pode ser aplicada antes, durante e após competições e práticas esportivas, proporcionando relaxamento muscular, eliminação de toxinas do metabolismo, aceleração da regeneração e maior nutrição celular.

Também conhecida como massagem recovery ou de recuperação, é uma modalidade muito utilizada pelos atletas de elite e por atletas amadores competitivos. Tem a função de recuperar o esportista o mais rápido possível para que ele esteja pronto para o próximo treino ou competição.

Após um exercício físico intenso, o praticante sofre a chamada “dor muscular de início tardio” (DMIT ou a sigla em inglês DOMS para Delayed Onset Muscle Soreness). Essa dor ocorre porque o tecido muscular sofre micro lesões em sua estrutura. O sintoma pode aparecer entre as primeiras 8 a 24 horas após o exercício, com pico de até 48 horas, e perdurar entre três a cinco dias, de forma mais amena, dependendo da intensidade do exercício realizado.

Atualmente existem algumas técnicas ou hábitos que auxiliam nesse processo de reparação e consequentemente na diminuição dos sintomas:

  • Crioimersão – Imersão em banheira gelada (8-10 graus): por 10 minutos.
  • Compressão – A compressão do tecido muscular resfriado ou não, realizada de forma pneumática por aparelho específico.
  • Liberação miofascial – Massagem do tecido conjuntivo que recobre o músculo.
  • Laser – Irradiação de laser tipo led vem sendo objeto de estudos científicos atuais.
  • Repouso – Durante o sono, são secretados hormônios que auxiliam muito na reparação tecidual. pós um bom descanso, uma alimentação saudável e uma sessão de recovery, o atleta está pronto para mais um treino.

No Intituto Liv é oferecido o Recovery Pump, um sistema portátil, idealizado para ajudar na recuperação de lesões e/ou reabilitação de cirurgias, possibilitando o tratamento físico, por meio da compressão sequencial, reduzindo a dor, inchaço e fadiga.
Fundamentado em uma variedade de protocolos de tratamento, clinicamente comprovados, acelera a recuperação muscular, ajuda no restabelecimento das condições físicas, reduz o risco de lesões graves e melhora a condição geral do corpo.
O RP possui  programas predefinidos e também personaliza outros programas de acordo com o perfil de lesão e caraterísticas físicas do usuário, o que ajuda a definir cada tratamento.