60+

No Instituto Liv, nosso objetivo é ajudar os pacientes a envelhecerem ativos e de forma saudável. Nossa intenção é colaborar com o aumento e manutenção da qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem.

Devido às características próprias do processo de envelhecimento humano e a maior vulnerabilidade para problemas de saúde, a população dos 60+ necessita de uma avaliação médica mais abrangente. Por isso fizemos questão de criar serviços personalizados para este público.

No Instituto Liv, oferecemos fisioterapia com o objetivo de fortalecer a musculatura e o equilíbrio e evitar quedas; nutrição com foco em alimentos adequados para essa faixa etária e treinos funcionais que, além de lúdicos, ajudam a melhorar o preparo físico.

As consultas para os 60+ são bem cuidadosas e detalhadas, o que inclui a coleta de dados sobre a história de saúde do paciente. Após esse levantamento de informações, a parte prática da consulta se divide da seguinte forma:

1 – Avaliação funcional do paciente – Aplicamos as tabelas de atividades de vida diária, o que permite determinar o grau de independência do idoso e elaborar estratégias para garantir que ele não fique dependente.

2 – Testes de equilíbrio e marcha – Isso permite saber qual paciente pode ser direcionado à atividade física com nossos educadores físicos e aqueles que precisam de uma atenção e cuidado prévio com nossos fisioterapeutas.

3 – Testes de avaliação cognitiva – Revelam se o paciente tem esquecimentos compatíveis com a idade ou já se encontra com algum grau de comprometimento cognitivo leve (pré-demência) ou com uma demência instalada. Lembrando que quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de reabilitação.

4 – Abordagens sobre o humor – Avaliamos depressão, ansiedade e apatia, por meio de uma abordagem humana, escuta ativa e escalas validadas.

5 – Avaliação do estado nutricional do paciente – Seus costumes e hábitos alimentares permitem classificá-lo como eutrófico, desnutrido, com sobrepeso ou obeso.  A partir daí, montamos uma terapêutica de suporte com a nutróloga e/ou nutricionista com foco no envelhecimento ativo.

6 – Atenção no suporte social – Avaliação das relações familiares, da rede de amigos e da necessidade de cuidador. 

Importante: no Instituto Liv nosso maior objetivo é ajudar a prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida de todos os pacientes, com uma atenção extra para a população na maturidade.